Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Recorde Brasileiro

Recorde Brasileiro

Grupo de foguetes da UTFPR Francisco Beltrão conquista recorde brasileiro
publicado: 02/10/2017 10h31 última modificação: 02/10/2017 10h31

O Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT) da UTFPR Francisco Beltrão conquistou o recorde brasileiro de precisão de apogeu na categoria 500 m, quando alcançou o patamar de 506 metros de altitude com um minifoguete a propelente sólido.  O recorde foi anunciado pela Associação Brasileira de Minifoguetes na última semana.

O minifoguete, batizado de Durango 2, foi lançado no dia 18 de abril na Fazenda Santa Rosa, Linha Piedade, em Francisco Beltrão em um dos testes preparatórios para o 4º Festival Brasileiro de Minifoguetes e alcançou a altitude pretendida com um erro de apenas 1,2%. O protótipo, que foi totalmente construído pela equipe, possuía cerca de 3,4 quilos de massa e 1 metro de altura, um sistema de recuperação por paraquedas e um altímetro de bordo para registrar a trajetória. O sistema de paraquedas foi acionado corretamente e o foguete recuperado integralmente. O recorde foi comprovado com a utilização dos dados do altímetro e vídeos do lançamento.

O grupo Tsiolkovski é formado por estudantes e professores do curso de Engenharia Química  da UTFPR de Francisco Beltrão e de Engenharia Mecânica da UTFPR de Pato Branco.

Para o professor da UTFPR de Francisco Beltrão e integrante da equipe, Guilherme Bertoldo, a notícia foi motivadora, “sobretudo porque todos os componentes do minifoguete, o que inclui motor, propelente, estrutura e eletrônica, bem como equipamentos auxiliares de testes em solo, foram projetados e construídos pela própria equipe”, comemorou.

A projeção

Em meados de 2016, o grupo iniciou os trabalhos de projeto do espaçomodelo. Em sete meses, diversos equipamentos e componentes foram construídos, além de testes em solo para preparar o propelente, que é uma mistura de combustível com oxigênio, para determinar a capacidade do motor e para averiguar o funcionamento do sistema de paraquedas. Em abril houve o lançamento com o apogeu de 506 m. “Esta conquista, representada pelo recorde e por todo o trabalho anterior, demonstra o comprometimento da equipe e a capacidade dos nossos estudantes, O GFT gostaria de aproveitar e agradecer ao Claimor Bottin por ceder o espaço utilizado para a realização  do lançamento”, destaca Bertoldo

O vídeo do lançamento está disponível no YouTube e pode ser visualizado aqui ou pelo QR Code:

Conhecimento

Para o professor Jonas Joacir Radtke, o projeto auxilia os alunos pois “agrega conhecimentos de física, matemática, informática, desenvolvimento de projetos e desafios importantes na formação de um engenheiro”.

A aluna Andreia Dagostini, do curso de Engenharia Química, conta que "desenvolvendo as atividades do projeto lidamos com problemas reais da vida de um engenheiro e isso acrescenta muito para nossa formação. Além disso precisamos sempre pensar em novas ideias para melhorar o que já temos, assim colocamos em pratica o que aprendemos em sala de aula", enfatizou.

Os integrantes do Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT) são:

Professores:

Guilherme Bertoldo

Jonas Joacir Radtke

Claudio Roberto Novello

Alunos da Engenharia Química do Câmpus Francisco Beltrão:

Andréia Dagostini

Bruce Paiva Duarte

Diones Joel Kniecik

Douglas Gabriel Pertile

Fabio Henrique Bastiani

Fabio Soares Fabian