Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Resíduos

Resíduos

UTFPR promove campanha de coleta de pilhas usadas
publicado: 26/04/2018 14h33 última modificação: 26/04/2018 14h33
Exibir carrossel de imagens Pilhudo instalado na UTFPR

Pilhudo instalado na UTFPR

A UTFPR de Francisco Beltrão promove ao longo do primeiro semestre uma ação que visa recolher pilhas usadas na universidade e nas escolas municipais Higino Pires e  Madre Boa Ventura. A intenção é conscientizar sobre o descarte correto deste resíduo e contribuir com a preservação do meio ambiente.

O descarte no lixo comum pode provocar diversas consequências ao meio ambiente, como a contaminação do solo e da água, e até mesmo doenças em quem entrar em contato com o material. De acordo com a coordenadora do projeto, Larissa Maria Fernandes “as pilhas e baterias possuem um líquido tóxico em sua composição, quando elas estouram ou são amassadas o líquido pode vazar e é neste momento que acontece a contaminação, já que o líquido não é biodegradável”.

A pilhas coletadas durante a campanha serão destinadas ao Programa Abinee Recebe Pilhas (da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) que faz a transformação do resíduo de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Uma equipe com alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química está visitando as escolas e conversando com os alunos para explicar sobre a importância da participação na campanha e do descarte correto do resíduo. A Escola Municipal Madre Boa Ventura recebeu a equipe na quarta-feira (25). Além disso o grupo instala um coletor de pilhas batizado de “pilhudo” nas escolas e faz a coleta do material a cada 15 dias, além de reforçar novamente em outras turmas a importância da campanha.