Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Rondon
conteúdo

Notícias

Rondon

Grupo embarca para Operação Pantanal na quinta-feira (05)
publicado: 04/07/2018 15h53 última modificação: 04/07/2018 15h53
O professor Gustavo Sato, Andreza Quintas, Bianca de Lima, Thayná Oliveira,  Lorrana Ferreira,  Ana Luiza Forgiarini, Thays Leonardi , a professora Maici Duarte Leite e Raoni de Almeida que participam de missão do Projeto Rondon

O professor Gustavo Sato, Andreza Quintas, Bianca de Lima, Thayná Oliveira, Lorrana Ferreira, Ana Luiza Forgiarini, Thays Leonardi , a professora Maici Duarte Leite e Raoni de Almeida que participam de missão do Projeto Rondon

Com o objetivo de disseminar o conhecimento e contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania um grupo de alunos e professores da UTFPR de Francisco Beltrão embarca na quinta-feira (05) com destino a Bandeirantes, no Mato Grosso do Sul. A equipe participará da Operação Pantanal, promovida pelo Projeto Rondon. O Projeto é uma iniciativa do Ministério da Defesa e a proposta da UTFPR foi selecionada para integrar a missão.

Durante 12 dias os alunos selecionados, sob a supervisão dos professores Maici Duarte Leite e Gustavo Sato, desenvolverão oficinas nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção. Integram a equipe as alunos da Engenharia Ambiental, Thays Cristiane Leonardi e Ana Luiza Forgiarini. Da Licenciatura em Informática foram selecionados Andreza Quintas e Raoni Reges de Almeida. O curso de Engenharia de Alimentos estará representado por Bianca de Lima e Thayná Oliveira e a Engenharia Química por Joel Miguel Nunes de Souza Junior e Lorrana Ferreira.

O rondonista Raoni conta que viu alguns cartazes na universidade e que conhece colegas que já participaram do Rondon em anos anteriores. “Resolvi me inscrever porque temos que devolver um pouco do que a universidade nos proporcionou para a comunidade e acredito que o Rondon é uma boa maneira de retribuir”, afirmou.

De acordo com Maici Leite, como se trata de um projeto voltado para as comunidades menos assistidas, com foco na formação de multiplicadores, nossas oficinas buscam contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias”, finalizou.

Oficinas

Entre as oficinas que serão ofertadas pelo grupo estão reflorestamento e proteção de nascentes, filtro clorador de baixo custo, jogos educativos, elétrica domiciliar, reaproveitamento de alimentos, produto de limpeza ecológicos e mídia digital.