Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Salin

Salin

Semana acadêmica da Licenciatura integra acadêmicos
publicado: 23/08/2018 14h27 última modificação: 24/08/2018 10h06

Estudantes, pesquisadores e apreciadores da área de Tecnologia, Informática e Educação têm durante esta semana um espaço privilegiado para debates e aperfeiçoamento.  A UTFPR é palco até sexta-feira (24) da 6ª Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Informática (Salin). Além destas áreas o evento está privilegiando o debate sobre a internacionalização, empreendedorismo, diversidade e o movimento feminista.

A palestra de abertura gerou muita reflexão entre os presentes. Com o tema Ser motivado é o Segredo para o Sucesso, o palestrante Cleverson Rossi, mostrou as dificuldades que enfrenta devido a uma paralisia cerebral que teve ao nascer e conta como a motivação foi primordial para sua vida. Devido a paralisia, Rossi, que atua como programador Java, não consegue falar e usa a tecnologia a seu favor. Por meio de um sintetizador de voz, o palestrante conta sua história e interage com o público por meio de dinâmicas de desafios. Logo após houve minicursos sobre computação forense, jogos educacionais com unity e robôs de batalha autônomos.

Na terça-feira houve oficinas de arduino básico, photoshop, pipeline de desenvolvimento de games, processamento digital de imagens, desenvolvimento de aplicativos desktop e desafio de robótica.

A acadêmica do 2º período de Licenciatura em Informática, Virgínia Maia, participou da oficina de processamento digital de imagens e observa que a semana acadêmica traz oportunidades. “É motivador e inovador, estou vendo um outro viés no curso e otimizando a minha formação”, afirma a estudante. A oficina da qual ela participou na terça-feira mostrou o trabalho do mestrado de Cleber Relli que usou a tecnologia como aliada para otimizar o processo de diagnóstico, por meio da leitura de imagens. O estudo de Relli focou nas imagens da doença de chagas.

A Salin foi organizada por uma comissão formada por professores e pelo Centro Acadêmico de Licenciatura em Informática (Cali). O vice-presidente da entidade estudantil, Rodrigo Morais,  atribui a grande participação do público à variedade de atividades, de áreas e à relevância dos palestrantes. “Os alunos do curso vêm demonstrando muito apoio ao Cali e vontade de se desenvolver ainda mais. Acredito que as próximas edições da Salin serão ainda maiores”, comemora.

Para o professor do curso, Michel Albonico, a Semana Acadêmica mostra uma perspectiva mais holística, o que ajuda os estudantes a ter uma visão ampla do que os cerca. “Este também é um momento deles repassarem conhecimento aos colegas, visto que muitos ministraram oficinas e minicursos, e de integração entre todos os períodos do curso,” destaca Albonico que coordenou o evento com o apoio dos professores Paulo Junior Varela e Mayara Yamanoe.

Programação

O Youtuber do canal Diolinux, Dionatan Simioni, que tem como foco a cultura Open Source, e conta com mais de 200 mil seguidores esteve na universidade na quarta-feira (22) para uma palestra sobre o Empreendedorismo Open Source.

Outro ponto que atraiu a atenção de quem participou neste dia foi a exposição de equipamentos antigos como telefones, computadores e videogames a partir da década de 1970. Houve ainda oficina sobre a cultura geek e jogos eletrônicos.

Na quinta-feira haverá introdução à prática de modelagem 3D com o Blender, minicursos sobre Pitch, Sikuli, gamificação para educação, uma conversa sobre a experiência em universidade estrangeiras e cinedebate sobre a transexualidade, escolarização, mercado de trabalho e discriminação.

A sexta-feira será marcada pela palestra Mulheres na computação e pela Roda de Debates com movimentos feministas da região.

Fotos:Comissão organizadora