Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Seguidor Solar

Seguidor Solar

Aluno cria equipamento para melhorar captação em dias nublados
publicado: 16/04/2019 10h50 última modificação: 31/10/2022 20h30

Um seguidor solar capaz de funcionar até em dias nublados é objeto de estudo de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso do aluno de Engenharia Ambiental do Câmpus Francisco Beltrão, Fernando Toniazzo. O estudo “Desenvolvimento de um rastreador solar Open Loop e um banco de dados de posicionamento solar no município de Francisco Beltrão” é orientado pelo professor Guilherme Bertoldo e tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2019.

O diferencial deste seguidor desenvolvido pelo estudante Fernando é um algoritmo que posiciona o equipamento até mesmo em dias nublados, diferentemente de equipamentos convencionais  baseados em sensores de luminosidade, que fazem os seguidores se posicionarem na direção de maior incidência de luz.

“Com base em equações para prever a posição do sol, um microcontrolador aciona motores que movimentam e direcionam a placa solar de tal modo que a placa sempre esteja perpendicular aos raios de luz”, explica o professor Bertoldo.

O protótipo deste equipamento tem previsão de conclusão para segundo semestre deste ano, em seguida, será estimado os custos de produção e protocolado o registro de patente.

Seguidor solar

O seguidor ou rastreador solar é um dispositivo que altera várias vezes a posição dos painéis fotovoltaicos durante o dia, ao seguir o caminho do sol para aumentar a produção de energia do sistema.