Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Segurança Alimentar

Segurança Alimentar

Grupo lança livro para auxiliar produtores de queijo colonial
publicado: 31/07/2019 09h47 última modificação: 31/10/2022 20h28

Um projeto desenvolvido pela UTFPR de Francisco Beltrão beneficia os produtores de queijo colonial artesanal da região sudoeste. Entre as atividades, coordenadas pelas professoras, Andréa Badaró e Fabiane Cislaghi, há o diagnóstico das agroindústrias produtoras, análises laboratoriais da água, do leite e dos queijos, orientação técnica e qualificação.

Outra ação do projeto é a publicação do livro "Segurança Alimentar na produção do Queijo Colonial Artesanal". Os dois volumes estão disponíveis gratuitamente para download e tratam, entre outros temas, sobre a Saúde e sanidade do rebanho, Qualidade do leite, Boas Práticas de Fabricação, Higiene e Sanitização, Maturação, Legislação, Gestão da Qualidade e Rotulagem.

O livro é destinado a todos que estudam, trabalham na área ou que simplesmente apreciam queijo. Ele foi elaborado por diversos profissionais e teve como parceiros o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Central Cresol Baser, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA, Argentina).