Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Semana da Sustentabilidade

Semana da Sustentabilidade

Programação tem objetivo de gerar educação ambiental e despertar para a sustentabilidade
publicado: 21/10/2019 16h13 última modificação: 31/10/2022 20h27
Exibir carrossel de imagens Análise gravimétrica

Análise gravimétrica

Esta semana será marcada por ações que visam promover e estimular questões relacionadas a sustentabilidade na UTFPR. Entre as iniciativas há a análise gravimétrica, que é a separação, quantificação e caracterização entre material reciclável e rejeito do material descartado nos coletores da Feira do Produtor (no calçadão) e também na universidade. Nesta ação o principal objetivo é quantificar e, posteriormente apresentar os dados à comunidade de Francisco Beltrão e ao público interno da universidade, com o intuito de trabalhar a educação ambiental.

Outras iniciativas no câmpus Francisco Beltrão serão a Feira de Trocas, o Desafio de Mobilidade e o Equili-bio, a oficina de construção de composteira e a oficina intitulada Vida sem lixo. As atividades iniciam no dia 21 de outubro e são propostas pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do câmpus.

O Desafio de Mobilidade tem como objetivo fomentar iniciativas de mobilidade ativa. As equipes inscritas no desafio deverão realizar seus deslocamentos por modais ativos (a pé, bicicleta, patins, patinete, skate) diminuindo o uso de modais motorizados, sobretudo individualmente e registrando o deslocamento por meio de aplicativos, como previsto em edital.

Já o Desafio Equili-Bio, que está em sua segunda edição, propõe desenvolver soluções e fomentar iniciativas inovadoras em prol da qualidade do espaço físico da universidade. Nesta edição os interessados projetarão soluções sustentáveis para a criação de sofás, puffs e vasos de jardinagem. Os critérios de avaliação levarão em conta Plástica e criatividade, execução e uso de materiais reutilizados.

De acordo com a presidente da Comissão gestora, Elaine Schornobay Lui, “A Semana da Sustentabilidade faz parte das ações previstas pela comissão PLS central e ocorre em todos os câmpus. O objetivo é tratar de temas que fazem parte do nosso cotidiano e incorporar a cultura da sustentabilidade em todas as atividades da Universidade”.

A feira de trocas que acontece na terça-feira já movimenta os corredores. A aluna da Engenharia Ambiental, Ana Miranda, fez trocas com a professora Cláudia Castro e com a técnica administrativa Rosilaine Zanardi. “Achei a iniciativa ótima porque normalmente as pessoas têm algo que não usam e que está em bom estado e pode trocar por uma peça de roupa útil. Gera economia financeira e no meio ambiente”, comenta a estudante.

Política de Sustentabilidade

Em 2019 a UTFPR aprovou a Política da Sustentabilidade, que faz o delineamento de princípios, diretrizes e objetivos para que a gestão seja mais sustentável. A aprovação é um grande marco e demonstra o comprometimento da Universidade com o tema sustentabilidade.

Análise gravimétrica na Feira do Produtor

Os resíduos gerados na Feira do Produtor (que acontece no Calçadão às quartas e sábados) foram coletados no sábado (19 de outubro). Dos 20 quilos de resíduos, 4,3 quilos eram de copos descartáveis e correspondem a aproximadamente 50% do volume total dos resíduos. De acordo com o professor da UTFPR, Adir Silvério Cembranel, “uma parte significativa do que é gerado na feira não é reciclável, justamente pelo erro no momento da segregação, já que o que tinha potencial para ser reciclável acaba contaminado com restos de alimentos, guardanapos, palitos e canudos, por exemplo,” esclarece o professor.

Além de ser uma ação da Semana da Sustentabilidade, a análise gravimétrica faz parte do projeto EducaAmbiental, vinculado ao curso de Engenharia Ambiental e coordenado por Cembranel, que realizará ainda outras ações no decorrer do ano.