Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Atividades buscam conscientização sobre o suicídio
publicado: 17/09/2018 14h58 última modificação: 17/09/2018 14h58

O mês de setembro é lembrado como o mês da prevenção ao suicídio. A UTFPR de Francisco Beltrão realiza algumas atividades buscando conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do tema.

No dia 26 de setembro haverá o Cine Ser, com apresentação do documentário Elena, produção brasileira aclamada pela crítica por tratar com profundidade a temática a partir do suicídio da irmã da diretora Petra Costa. Após a apresentação do filme haverá uma roda de debate conduzida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Haverá ainda a apresentação da peça de teatro “Não é só um dia ruim”. A peça foi escrita pela aluna da Engenharia de Alimentos, Rafaela Holdefer, que é integrante do grupo de Teatro do câmpus, o qual irá encenar a peça.

O teatro e o cinema foram escolhidos por tratarem de uma forma mais descontraída um assunto tão difícil e dolorido.

De acordo com a psicóloga do câmpus, Paula Bottega Cichoski, é importante abordar este assunto porque os índices de suicídio ou de pensamento suicida estão crescendo a cada dia. “Tenho atendido vários alunos que já pensaram ou ainda pensam em se suicidar. Além disso, já tivemos um aluno daqui do Campus que se suicidou, fato que nos fez vivenciar o tamanho da tragédia e da tristeza, não apenas para a família, mas para os colegas e servidores.