Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Sisu

Sisu

Inscrições de 12 a 15 de junho
publicado: 07/06/2018 15h05 última modificação: 07/06/2018 15h05

A UTFPR de Francisco Beltrão seleciona entre os dias 12 e 15 de junho interessados em ingressar na universidade já no próximo semestre. As vagas são para os cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática. O processo de seleção acontece por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) do governo federal, que utiliza a nota do último Enem para classificar os inscritos.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, sendo obrigatório que o candidato tenha realizado o ENEM em 2017 e não tenha zerado na redação. O interessado poderá se inscrever em até duas opções de vaga em ordem de preferência, podendo optar por concorrer nas modalidades cotista e não cotista.  O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 18 de junho e as matrículas iniciam no dia 22, mesmo dia em que inicia o prazo para se inscrever na lista de espera, para aqueles não convocados na chamada regular, mas que continuam com interesse em uma vaga.

Cursos ofertados na UTFPR Câmpus Francisco Beltrão

O curso de Licenciatura em Informática é ofertado durante o período noturno e tem duração de quatro anos. Dentre inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho, o egresso deverá ser um educador que detém uma formação direcionada para a utilização da informática educativa e poderá atuar como professor de informática para o Ensino Fundamental (séries finais) e Médio, coordenador de laboratório de informática em instituições de ensino, docente na capacitação em informática de professores de diversas disciplinas. Além de analista, coordenador, gestor, desenvolvedor, avaliador de softwares educacionais por meio da utilização de recursos tecnológicos.

Já a graduação em Engenharia de Alimentos é ofertada em período integral, com aulas manhã e tarde e qualifica profissionais para atuarem amplamente na cadeia produtiva de alimentos, desde a elaboração do projeto industrial, planejamento de equipamentos e seleção de matérias-primas até o transporte e comercialização do produto.

Por sua vez, o bacharelado em Engenharia Química tem duração de cinco anos com aulas em tempo integral e prepara o aluno para atuação no setor de alimentos, cosméticos, fármacos, papel e celulose, cimento, petróleo, petroquímica, materiais, siderurgia, biotecnologia, fertilizantes; atuando como engenheiro de produto, engenheiro de processo, na área administrativa e comercial, na área de pesquisa e desenvolvimento, consultorias e no magistério superior.

O curso de Engenharia Ambiental é voltado para quem pretende atuar no planejamento, gestão e tecnologia ambiental gerindo recursos naturais e energéticos. A duração é de 10 semestres e aulas em período integral.