Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Social

Carrinhos de catadores de material reciclável são reformados
publicado: 13/04/2018 11h14 última modificação: 13/04/2018 11h25

A ansiedade pelo resultado final era visível no rosto dos catadores de material reciclável que tiveram seus carrinhos reformados e grafitados na quinta-feira (12), no pátio da Escola Oficina Adeliria Meurer. Eles acompanharam todo o trabalho e no momento da arte fizeram um pedido especial a equipe: Gilmar de Macedo Castro pediu que seu carrinho lembrasse Bob Marley, enquanto José Joarez Wilges afirmou que gostaria que seu carrinho trouxesse uma imagem da natureza.

A ação é uma iniciativa da ONG Pimp My Carroça e contou com o apoio e participação da UTFPR de Francisco Beltrão. O objetivo maior é sensibilizar a sociedade sobre o papel dos catadores de material reciclado no município e chamar atenção para a importância do trabalho desenvolvido por eles. Estima-se que 90% do que é reciclado hoje no Brasil é coletado por catadores como eles.

Gilmar, que tem 30 anos, conta que desde os 14 anos trabalha na coleta e que frequentemente está no bairro da Cango. “Nunca imaginei que teria um carrinho assim, acho que com o carrinho reformado vou chamar mais atenção por onde passar”, comemora.

Outros dois carrinhos serão reformados no sábado (14). Os grafiteiros, Jadiel Menezes Marques e Thais Moreira da Rosa (que também é aluna da Engenharia Química da UTFPR), foram contatados pela ONG e toparam o desafio. “Nunca havia grafitado por uma causa como essa e é muito difícil ter o apoio de entidades importantes no município, por isso achei muito bacana”, contou Jadiel.

Ação

A ação na Escola Adeliria Meurer contou ainda com a participação de Projetos da UTFPR. Alunos da escola tiveram a oportunidade de aprender a produzir a Geotinta, tinta ecológica desenvolvida a partir do solo. Participaram ainda de oficinas com o grupo de teatro e com as cheerleaders (líderes de torcida).