Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > UTFPR-FB com inscrições abertas para cursos de Pós-graduação

UTFPR-FB com inscrições abertas para cursos de Pós-graduação

Estão sendo ofertadas vagas para Especialização e Mestrado
publicado: 28/11/2023 20h04 última modificação: 28/11/2023 20h23

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB) está com inscrições abertas para três cursos de pós-graduação. São eles:

• Especialização em Métodos Matemáticos Aplicados
• Mestrado Acadêmico em Engenharia Ambiental (PPGEA)
• Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL)

Especialização

A especialização em Métodos Matemáticos Aplicados visa especializar profissionais da academia, da educação e do setor industrial, a resolver problemas reais utilizando métodos matemáticos e recursos computacionais.

O curso é ofertado na modalidade a distância (EAD) e tem duração de 12 meses, com carga horária de 420 horas. Estão sendo ofertadas 100 vagas para concorrência pública.

As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de fevereiro de 2024, exclusivamente online. O valor do curso é de R$ 4.200,00 e pode ser parcelado em até 12 vezes, com valor mensal de R$ 350,00. A taxa de matrícula é de R$ 50,00.

Mestrados

Os cursos de mestrado ofertados são 100% gratuitos, na modalidade presencial, com duração de 24 meses, conforme os seguintes programas:

Mestrado Acadêmico em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental (PPGEA)

O PPGEA tem por objetivo qualificar profissionais da área ambiental e afins, visando a promoção do desenvolvimento tecnológico e científico da sociedade nas suas relações com o meio ambiente. O programa oferece duas linhas de pesquisa: Análise Ambiental e Tecnologia Ambiental.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de dezembro de 2023, exclusivamente online. O processo de seleção para o PPGEA visa o preenchimento de um total de 18 vagas.

Informações sobre o curso, incluindo requisitos e procedimentos para inscrição, estão disponíveis em: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgea-fb/ppgea

Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL)

O PPGTAL, programa conjunto dos Campi Francisco Beltrão e Londrina, tem como objetivo formar recursos humanos com conhecimento técnico-científico de qualidade para atuar em indústrias e empresas de serviços na área de alimentos, oferecendo assim uma sólida formação em Tecnologia e Processos Tecnológicos de Alimentos, envolvendo a tecnologia de transformação, pós-colheita, beneficiamento e conservação das matérias-primas animais e vegetais e o controle da qualidade. O programa oferece duas linhas de pesquisa: Tecnologia de Origem Vegetal e Tecnologia de Origem Animal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2024, exclusivamente online. O processo de seleção para o PPGTAL visa o preenchimento de um total de 19 vagas, sendo 11 para o Campus Francisco Beltrão e 08 para o Campus Londrina.

Informações sobre o curso, incluindo requisitos e procedimentos para inscrição, estão disponíveis em: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgtal-ld/ppgmodelo

Importância de cursar uma Pós-graduação

A Pós-graduação, seja lato (especialização) ou stricto sensu (mestrado), é uma importante etapa na formação acadêmica e profissional, pois permite ao profissional aprofundar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades.

Para o professor Douglas da Costa Ferreira, Assessor de Pesquisa e Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR-FB, a Especialização em Métodos Matemáticos Aplicados é uma excelente opção para quem busca ampliar seus conhecimentos e habilidades em matemática, além de se qualificar para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente:  “O curso aborda temas como análise numérica, otimização, estatística, inteligência artificial, modelagem e simulação, que são muito importantes para o desenvolvimento de projetos inovadores e de alto impacto nas diversas áreas de atuação profissional, desde educação como aplicações em empresas. Oferece uma formação sólida e atualizada em matemática aplicada, com ênfase no aprendizado teórico e prático dos métodos e algoritmos estudados“, acrescenta Douglas.

Já o professor Vilmar Steffen, Assessor de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR-FB, enfatiza que o PPGEA e o PPGTAL são cursos bem consolidados na instituição, pois contam com corpo docente experiente e extremamente qualificado, além de estruturas atualizadas, adequadas, que dão condição e suporte para o desenvolvimento de pesquisas e produção acadêmica pelos alunos integrantes. Ainda sobre a qualidade dos programas de mestrado, o professor Vilmar destaca: “O PPGTAL possui nota 4 na última avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES, o que torna o programa candidato à abertura de um Doutorado. Já o PPGEA possui em seu corpo docente três bolsistas produtividade CNPq, sendo dois bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e um em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT)”, conclui.

• Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR-FB

Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização):
    Telefone/whatsapp: (46) 3151-1210

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrados):

• Especialização em Métodos Matemáticos Aplicados
    Coordenadora: Camila Nicola Boeri Di Domenico

• Mestrado Acadêmico em Engenharia Ambiental (PPGEA)
    Coordenadora: Thalita Grando Rauen

• Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos (PPGTAL)
    Coordenadora: Alessandra Machado Lunkes