Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > UTFPR sustentável

UTFPR sustentável

Ações da UTFPR-FB na Semana do Meio Ambiente
publicado: 12/06/2019 12h46 última modificação: 31/10/2022 20h29

A Universidade Tecnológica do Paraná sempre esteve atenta à sustentabilidade ambiental em suas práticas e, em 2017, implantou, em todos os campi, o Programa de Logística Sustentável. O programa é composto por várias frentes e envolve toda a comunidade acadêmica em projetos de pesquisas e extensão para a realização de ações em diversas áreas, como construções sustentáveis, energia, água, áreas verdes, mobilidade, compras sustentáveis e resíduos. E, como resultado de todo esse esforço conjunto, no mês de maio de 2019, foi aprovada a Política de Sustentabilidade da UTFPR.
Na última semana, entre os dias 03 ao dia 08 de junho, as ações se intensificaram em todos os campi da universidade para celebrar a Semana do Meio Ambiente. No Câmpus da UTFPR, em Francisco Beltrão, foram realizadas múltiplas ações, dentre elas a (1) campanha de arrecadação de roupas usadas para bazar beneficente em prol dos animais que são abandonados no Câmpus; (2) feira de trocas, onde a comunidade acadêmica teve a oportunidade de trocar bens que não utiliza mais, como livros, roupas, calçados e acessórios; (3) treinamento para os terceirizados sobre a correta segregação de resíduos sólidos e uso consciente de água; (4) Confecção de sacolas de banners usados.
E, por fim, destaca-se aqui o Desafio EquiliBio, no qual as equipes foram desafiadas a elaborar uma proposta  para a “Desenvolver alternativa para geração de biocombustíveis com objetivo de reduzir a emissão de carbono a partir de resíduos das atividades agroindustriais da região Sudoeste do Paraná”. Todas as ideias apresentadas foram muito interessantes, tornando uma tarefa difícil para a banca avaliadora escolher a melhor, mas, por fim, a proposta vencedora foi “ SimBIOse- Cooperativa para a produção de Biometano por meio da digestão anaeróbica de camas aviárias provenientes da avicultura do Sudoeste paranaense”.
Agradecemos a todos os envolvidos que se mobilizaram em prol de um ambiente mais saudável e desejamos que a semente plantada durante a Semana do Meio Ambiente cresça e floresça todos os dias do ano.