Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Vagas Remanescentes

Vagas Remanescentes

Interessados devem entregar documentos na segunda-feira
publicado: 16/08/2018 15h01 última modificação: 16/08/2018 15h05

Na próxima segunda-feira (20) a UTFPR de Francisco Beltrão irá receber os documentos dos interessados em ingressar nos cursos de graduação ofertados. As vagas remanescentes são para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática. Os documentos para o requerimento devem ser entregues no Departamento de Registros Acadêmicos (Derac), que fica no subsolo do bloco R do câmpus, das 8h às 20h. O resultado será divulgado na quinta-feira (23) e os aprovados já podem iniciar as aulas. A universidade é federal e, portanto, não há cobrança de mensalidade.

Não é necessário ter participado dos processos de seleção anteriores, como Sisu ou Enem. Para concorrer a estas vagas é fundamental apresentar os documentos conforme a categoria desejada. “Temos um determinado número de vagas remanescentes por categoria, por isso é importante analisar em qual deseja concorrer e já trazer os documentos solicitados no edital. Em caso de dúvidas, temos servidoras que podem auxiliar o candidato a escolher a melhor categoria para o seu caso, basta que entre em contato conosco em tempo hábil”, afirma o secretário de Gestão Acadêmica, Wilian Galeazzi.

Cursos

As engenharias são ofertadas em período integral e tem duração de cinco anos. A licenciatura concentra as aulas no período noturno e tem duração de quatro anos.

O curso de Engenharia Ambiental foi concebido para suprir a necessidade do mercado de trabalho de um profissional com visão holística, capaz de compreender a relação entre a sociedade e a natureza, e que busque tornar esta relação o menos prejudicial possível, levando em consideração as diversas áreas do saber. Essa concepção se deve ao fato de que, no atual contexto social e econômico, as exigências legais relacionadas ao meio ambiente aumentaram consideravelmente, assim como a sensibilização da população para a conservação do ambiente, fazendo com que este profissional tenha amplo campo de atuação.

O Curso de Graduação em Engenharia Química tem como perfil do formando um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva capacitada a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento as demandas da sociedade.

Já o egresso de Engenharia de Alimentos receberá formação para atuar profissionalmente com capacidade de gerar ou usar a tecnologia e o conhecimento na área de produção, industrialização, fiscalização e transporte de alimentos em prol do desenvolvimento sustentável, social e humano.

O Licenciado em Informática, dentre outros campos, poderá atuar no exercício da atividade docente na área de informática, com sólida qualificação científica e pedagógica, capacitado a acompanhar as evoluções tecnológicas educacionais.