Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Visita Técnica

Visita Técnica

Acadêmicos da Ambiental visitam Usina Itaipu Binacional
publicado: 23/10/2017 09h43 última modificação: 23/10/2017 09h43

Cerca de 40 alunos do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR Francisco Beltrão participaram no dia 08 de julho da visita técnica e panorâmica realizada na Usina Itaipu Binacional. O grupo foi acompanhado pelas professoras Suzana Costa Wrublack e Ediane Cristina Daleffe Scalabrin.

O grupo teve oportunidade de visitar a área externa, mirante central, a sala de controle central e de despacho de carga, e ainda a galeria dos geradores, barragem e eixo da turbina. De acordo com Suzana “os alunos puderam compreender ainda mais a intrínseca relação da geração de energia e a dependência do monitoramento de variáveis hidrometeorológicas e da eficiência da distribuição da energia produzida na usina por meio do Sistema Interligado. A visita técnica oportunizou ainda identificar conceitos sobre segurança de barragens, que caracterizam a Usina como referência no cenário mundial. Os aprendizados foram inúmeros, não somente para o aprofundamento dos conteúdos relacionados às disciplinas, mas também por ter contribuído com importantes conhecimentos sobre o gerenciamento dos recursos hídricos e da eficiência energética”, destacou.

A estudante do 5º período Laís Serafini, conta que foi muito importante conhecer a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. “Gostei muito pois vislumbrei um futuro local de atuação profissional, além disso pude relacionar o conteúdo das disciplinas do curso de Engenharia Ambiental e despertar até mesmo temas para a pós-graduação”, afirmou.

Durante a visita, o grupo recebeu exemplares de livros, sendo eles: A integração das águas: Revelando o verdadeiro Aquífero Guarani; A Grande Energia: múltiplas visões sobre a Hidreletricidade, ainda foi disponibilizado um vídeo institucional. O material recebido foi encaminhado para a biblioteca do Câmpus e está disponível para os alunos.

Notícia de 27/06/2017