Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Visita Técnica

Visita Técnica

Alunos da Engenharia Ambiental visitam Palmas
publicado: 25/05/2018 11h28 última modificação: 25/05/2018 11h29

Na terça-feira (22), os alunos da disciplina de Bioindicadores Ambientais, do 6º período de Engenharia Ambiental, realizaram uma visita técnica ao município de Palmas (PR). O objetivo foi trabalhar as Unidades de Conservação e as relações socioambientais e econômicas relacionadas.

Os alunos foram recepcionados na sede administrativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) pelo analista ambiental Ricardo Jerozolimski. Após conhecer as instalações da sede administrativa, compartilhada entre o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, Parque Nacional das Araucárias e a Estação Ecológica da Mata Preta, o grupo foi ao Parque Municipal da Gruta. O Parque fica no centro de Palmas e atualmente é gerido pela prefeitura. Os estudantes puderam observar, a partir da explanação do Engenheiro Ambiental da Prefeitura Municipal, as atividades que vêm sendo realizadas no parque, tais como a proteção de fontes, e o manejo florestal com retirada de espécies exóticas invasoras e plantio de mudas de espécies nativas. Ainda no parque, o analista ambiental do ICMBio falou aos alunos sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e sobre as unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável.

Na oportunidade o grupo visitou o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e ainda conheceu o potencial regional para a produção de energia eólica, os novos projetos nesta área e os estudos de impacto ambiental que são desenvolvidos para a instalação do Parque Eólico.

No Refúgio de Vida Silvestre os alunos conheceram uma das fazendas da Unidade de Conservação e o processo de criação da unidade, a partir do relato de um dos proprietários. A visita foi finalizada com o passeio por uma trilha, passando por remanescentes com áreas de campo nativo e floresta com araucárias.

De acordo com o professor da disciplina e responsável pela visita técnica, Rodrigo Lingnau, “foi uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos, no contexto das Unidades de Conservação e as relações socioambientais e econômicas relacionadas. Além disso, foi comentado também com os alunos a possibilidade de futuros estágios, para aqueles que tenham interesse no assunto de Unidades de Conservação”, afirmou o professor.

Fotos: Marcia Barbosa Abraão