Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Francisco Beltrão > Visita técnica

Estudantes da Engenharia Ambiental visitam Unidades de Conservação
publicado: 03/05/2019 11h33 última modificação: 31/10/2022 20h29
Estudantes em visita ao Parque Eólico

Na segunda-feira (29) os alunos da disciplina de Bioindicadores Ambientais, do 6º período do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR de Francisco Beltrão, realizaram uma visita técnica ao município de Palmas (PR). Eles visitaram unidades de conservação, conheceram o contexto do parque de energia eólica e o parque da gruta.

De acordo com o professor Rodrigo Lingnau, responsável pela visita técnica, foi uma grande oportunidade de aprendizado para os alunos, no contexto das Unidades de Conservação e as relações socioambientais e econômicas relacionadas. “Além disso, foi comentado também com os alunos a possibilidade de futuros estágios, para aqueles que tenham interesse no assunto de Unidades de Conservação”, ressaltou o professor.

As unidades de conservação vinculadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Palmas são o Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, Parque Nacional das Araucárias e a Estação Ecológica da Mata Preta. No decorrer da atividade os estudantes de Engenharia Ambiental puderam conversar com a proprietária da fazenda São Pedro, Zanini Melo, para entender o processo de criação da unidade de conservação e ainda percorrer uma trilha interpretativa, passando por remanescentes com áreas de campo nativo e floresta com araucárias.

Já no Parque Municipal da Gruta, que fica no centro de Palmas e é gerido pela prefeitura municipal, foi possível vislumbrar a proteção de nascentes e o manejo florestal com retirada de espécies exóticas invasoras e plantio de mudas de espécies nativas. Ainda no parque, os analistas ambientais Fábio Abreu e Ricardo Jerozolimski, do ICMBio, falaram aos alunos sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com uma explanação sobre as unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável e sobre as unidades de conservação do NGI ICMBio Palmas.