Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Aberta seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas

Aberta seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas

Doutorado

publicado: 22/07/2019 10h42 última modificação: 31/10/2022 10h00
Exibir carrossel de imagens Foto com foco em mãos digitando em notebook - Foto: Freepik

Foto com foco em mãos digitando em notebook - Foto: Freepik

Está aberta a seleção para o Programa de Bolsas Ibero-americanas, que visa mobilidade acadêmica internacional em instituições parceiras da UTFPR e do Santander Universidades. A ideia é ajudar com os custos com passagem aérea, hospedagem e alimentação durante o intercâmbio.

O programa vai conceder uma bolsa-auxílio para quem cursa doutorado e cumpre os requisitos do edital. O contemplado deve receber R$12.630,90 do Santander em novembro ou dezembro deste ano. O período de mobilidade deve ser no primeiro ou no segundo semestre de 2020.

Até 7 de agosto, os alunos interessados podem se inscrever pelo aplicativo Santander Universitário ou pela internet. Após essa etapa, é preciso se registrar na secretaria do Programa de Pós-Graduação até o dia 21 do mesmo mês.

Os candidatos devem ser brasileiros ou estrangeiros, com visto permanente no Brasil, e regularmente matriculados no curso de Doutorado da UTFPR. Também devem ter: o registro Orcid; a proficiência linguística; o número de créditos necessários de acordo com o edital. Além disso, é exigida ter obtido a aprovação no exame de qualificação ou ter cursado, pelo menos, o primeiro ano do doutorado.

Porém, não podem ter: o título de doutor no momento da inscrição; o acúmulo de bolsa ou outros auxílios durante o programa; e o período total ultrapassado do doutorado, devendo o tempo de permanência no exterior ser previsto de modo a restarem, no mínimo, seis meses no Brasil para a defesa da tese.

Também há requisitos atrelados ao coorientador no exterior e ao orientador brasileiro, que deve apresentar formalmente a candidatura do seu orientando ao Programa de Pós-Graduação e a documentação exigida, via Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O envio da proposta deve estar no processo ´Bolsas: Avaliação das bolsas de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação´.

O resultado preliminar deve ser divulgado até 23 de agosto e o final no dia 4 de setembro. Os detalhes podem ser conferidos no edital, publicado conjuntamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) e pela Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter) da UTFPR.