Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Aberta seleção para bolsas Fundação Araucária e Renault 2023

Aberta seleção para bolsas Fundação Araucária e Renault 2023

Projetos pré-aprovados

Valores das bolsas variam entre R$ 1.500 e R$ 3.800
publicado: 11/09/2023 13h42 última modificação: 12/09/2023 10h21
Foto: Rodolfo Buhrer Inscrições com orientadores de projetos pré-aprovados até 20 de setembro

Inscrições com orientadores de projetos pré-aprovados até 20 de setembro

A UTFPR recebe inscrições para a concessão de bolsas do Programa junto com a Fundação Araucária e a Renault. São ofertadas quatro cotas de graduação, duas de mestrado e uma de doutorado.

Os bolsistas devem ter dedicação de 24 horas semanais, com atividades na fábrica da Renault, em São José dos Pinhais. Os valores das bolsas são de R$ 3.800 para doutorandos, por até 24 meses, de R$ 2.800 para mestrandos e de R$ 1.500 para graduandos, ambos por até 12 meses.

Para concorrer, os estudantes devem enviar ao orientador, até 20 de setembro: o comprovante de matrícula, histórico escolar e declaração individual de não acúmulo de bolsa e vínculo empregatício. A seleção é feita por pesquisadores que tiveram os projetos pré-aprovados na chamada pública, listados no anexo I.

Até o dia 26 deste mês, os docentes indicam os selecionados para a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), por meio da Diretoria da área (DIRPPG) do respectivo campus, por meio do processo ‘Bolsas: Avaliação das bolsas de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação’ no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Em anexo, é preciso inserir os documentos dos alunos, junto com a ficha de avaliação e o plano de trabalho.

A lista de homologação tem previsão de divulgação até o dia 27 de setembro, com a possibilidade de recursos até as 17h30 do dia 2 de outubro. O resultado vai ser publicado até o dia 3 de outubro.

Confira os detalhes no edital e veja a lista dos projetos pré-aprovados a seguir:

Graduação
- Desenvolvimento de algoritmos e códigos para integração do ambiente de simulação virtual do Process Simulate com aplicativos automatizados pelo sistema de informação
Orientador: Marcos Roberto Bombacini

Desenvolvimento de soluções digitais 4.0 para automação de processos gerenciais industriais
Orientadora: Joseane Pontes

-Identificação novas propostas/temas de inovação para melhoria de produto e processos
Orientador: Carlos Ila Font

- Identificação novas propostas/temas de inovação para melhoria de produto e processos
Orientador: Carlos Ila Font

Mestrado
- Análise de Dados e Otimização dos Processos de Sales & Operations Planning (S&OP) e Sales & Operations Execution