Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Abertas inscrições para estudantes de engenharia que desejam cursar francês

Abertas inscrições para estudantes de engenharia que desejam cursar francês

Dupla Diplomação

publicado: 02/03/2023 11h29 última modificação: 02/03/2023 11h38
Foto: Freepik

Bon jour candidats! Quem aí está em algum curso de Engenharia na UTFPR e quer participar do programa de Dupla Diplomação com universidades francesas? Temos boas notícias: até o dia 06 de março estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de disciplinas de Francês para Fins Acadêmicos para que os estudantes obtenham o nível básico (B1) exigido no idioma pelas instituições participantes.

Para a turma 01 (Francês para Fins Acadêmicos DD1), podem participar estudantes matriculados nos cursos de Engenharia nos 1º, 2º, 3º e 4º períodos integrantes dessa parceria. Para a turma 02 (Francês para Fins Acadêmicos DD 2), podem participar estudantes que estejam matriculados nos cursos de Engenharia nos 2º, 3º, 4º, 5º períodos integrantes dessa parceria e ter obtido média igual ou superior à 7,0 na disciplina  CL70B - Francês para Fins Acadêmicos, LEM701 - Francês para Fins Acadêmicos DD 1 ou equivalente.

Os cursos terão carga horária e atividades complementares obrigatórias que possibilitem a obtenção do nível básico exigido. Os Programas de Dupla Diplomação firmados com as Universidades Francesas tem como um dos requisitos o nível B1 em Língua Francesa, atestado seja por meio de diplomas (DELF-DALF) ou declaração da Universidade, neste caso, a UTFPR.

Quando serão as aulas?

Será ofertada uma turma com 20 vagas para a disciplina Francês para Fins Acadêmicos DD 1, com aulas as terças e quintas-feiras das 13h50 às 15h30.

Além disso, terá outra turma de 15 vagas para a disciplina Francês para Fins Acadêmicos DD 2, com aulas as terças e quintas-feiras das 10h20 às 12h.

As aulas das duas turmas compreendem atividades síncronas e assíncronas, além de oficinas.

Os candidatos devem enviar a inscrição pelo formulário online, anexando nele os documentos exigidos no respectivo formulário: Formulário de Inscrição para Francês para Fins Acadêmicos DD 1 e Formulário de Inscrição para Francês para Fins Acadêmicos DD 2.

A divulgação do resultado preliminar será no dia 08 de março.

Outras informações estão disponíveis nos editais de seleção do Francês para Fins Acadêmicos DD 1 e do Francês para Fins Acadêmicos DD 2.

Como funciona a dupla diplomação?

dupla diplomação é o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, seguindo um Plano de Estudos previamente acordado entre as coordenações de curso, para então receber dois diplomas, de ambas as instituições. Atualmente, a UTFPR possui acordos de dupla diplomação assinados com instituições da Argentina, da França, da Itália, de Portugal e do Japão.