Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR participa do programa Ciência Cidadã na Escola

UTFPR participa do programa Ciência Cidadã na Escola

Interinstitucional

publicado: 27/05/2019 08h48 última modificação: 31/10/2022 09h57
Decom Sala de aula no Câmpus Pato Branco

Sala de aula no Câmpus Pato Branco

A UTFPR participa do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (Picce). A iniciativa é realizada junto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

O Picce propõe três formas de atuação. Uma delas é a Intervenção, a qual prevê a aplicação do conhecimento científico para solucionar problemas enfrentados em comunidades escolares. Outra é a Formação, que visa o desenvolvimento contínuo de professores e a participação massiva de alunos em feiras de ciências escolares. Também há a vertente de Avaliação e Divulgação, que propõe o acompanhamento e a disseminação dos resultados e processos desencadeados pelo Programa.

Podem participar do Picce professores efetivos das instituições participantes. Para isso, os interessados devem submeter propostas até 03 de junho no formulário eletrônico. Os docentes devem manter o compromisso de dedicação por, no mínimo, quatro horas da jornada de trabalho semanal. A proposta deve conter os dados do proponente, o eixo de atuação, o detalhamento da proposição, os recursos necessários ao planejamento e à implementação e a equipe envolvida.

A divulgação das propostas admitidas, com ou sem recomendações, acontece 10 de junho. Após aprovação, a submissão ao projeto interinstitucional deve ser feita no dia 24 do mesmo mês.

O edital conjunto considera os requisitos da Chamada Pública do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS-ONU), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qualificação acadêmica do proponente, o potencial e a viabilidade do projeto.

Para saber mais sobre o Picce, leia o edital.