Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Abertas inscrições para Transferência e Aproveitamento de curso 2024/1

Abertas inscrições para Transferência e Aproveitamento de curso 2024/1

Mudança de curso

Estudantes externos e graduados podem estudar na UTFPR
publicado: 10/10/2023 15h09 última modificação: 10/10/2023 15h09
Prazo vai até 1º de novembro (Foto: Freepik)

A UTFPR publicou o edital de Transferência e Aproveitamento de curso para ingresso no 1º semestre de 2024. As vagas disponíveis estão divulgadas no anexo III do documento.

A Transferência é a seleção para estudantes externos com matrícula regular ou trancada em instituições de ensino superior. Já o Aproveitamento é uma oportunidade para quem já concluiu um curso e deseja fazer a 2ª graduação.

As inscrições vão até 1º de novembro na página do processo seletivo, com o envio da documentação digitalizada em formato PDF, em alta resolução (300 dpi).

Em ambos os casos, são exigidos: o histórico escolar do Ensino Médio, o histórico acadêmico de origem e ementa das disciplinas já realizadas. Ainda, para Transferência, é preciso ter o comprovante de matrícula atualizado e autenticado pela instituição emitente. Já, para Aproveitamento, é preciso apresentar o diploma ou o certificado de conclusão.

A seleção acontece em duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório. A primeira considera a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) declarado pelo candidato ou, alternativamente, pelo rendimento escolar com a aplicação dos pesos do Anexo II.  A segunda releva a análise da documentação.

A ordem de prioridade é para cursos de: igual denominação; mesmo grupo grau; mesmo grupo e grau diverso; grupo e grau diferentes do curso de origem. É possível conferir a separação dos cursos por grupos.

Mais informações na página do processo seletivo.

Confira o cronograma.
Até 01/11 – Inscrições