Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Relação universidade-pandemia é tema da abertura do SEI-Sicite

Relação universidade-pandemia é tema da abertura do SEI-Sicite

Câmpus Toledo

publicado: 24/11/2020 19h27 última modificação: 31/10/2022 09h46
Mesa de abertura do SEI-Sicite 2020 (Foto: Ascom-TD)

O Câmpus Toledo realizou na noite desta segunda-feira (23) a abertura oficial dos seminários de Extensão e Inovação (SEI) e de Iniciação Científica e Tecnológica (SEI-Sicite), o maior evento virtual já promovido pela UTFPR. Até sexta-feira (27), serão apresentados 1.277 projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, desenvolvidos por alunos e professores dos 13 câmpus da Universidade.

A palestra magna de abertura 'Ressignificando o Papel da Pesquisa, Extensão e Inovação Universitária em Tempos de Pandemia' foi proferida pelo professor Zaki Akel Sobrinho, da Universidade Federal do Paraná.

Segundo o pesquisador, a pandemia da Covid-19 acelerou as transformações na sociedade e, em especial, no meio acadêmico, e deu maior valorização à ciência, tecnologia e inovação como provedores de soluções. "De repente, a sociedade se viu ameaçada por um vírus mortal, por uma situação deseperadora, porque era muitas vezes invisível; e para quem ela voltou? A grande parte da população mundial olhou novamente para as universidades, para os centros de pesquisa, para os institutos que faziam a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação", disse.

"Temos que aproveitar essa valorização da carreira acadêmica, da área de ciência, da tecnologia, da inovação, para que possamos voltar a ter um grande protagonismo", completou. Para Sobrinho, a melhor maneira de combater o discurso anticientífico é apresentar as produções das universidades à sociedade, a exemplo do SEI-Sicite da UTFPR.

Durante a abertura do evento, o reitor Marcos Schiefler destacou o modelo inovador dos seminários: "[o novo formato] já deu certo porque já vimos tudo de bom que está acontecendo e o que irá acontecer.  A competência no sincronismo, tudo isso vai fazer com que este evento seja memorável, seja marcado na história da Universidade Tecnológica com um marco, um início de uma nova forma de participação de um evento nessa magnitude".

O evento segue durante toda a semana no formato inteiramente virtual.  A organização desta edição é do Câmpus Toledo e a programação conta com: apresentações de trabalhos científicos, palestras, minicursos, visitas técnicas, apresentações culturais e competições esportivas; tudo no formato remoto.

Orientações para participantes
Como o formato é inteiramente em plataforma virtual, a organização do Câmpus Toledo disponibilizou as orientações no site para explicar a dinâmica de acesso para cada público: palestrantes gerais, palestrantes temáticos, pareceristas, moderadores, profissionais de apoio técnico, autores, empreendedores do Hotel Tecnológico e comunidade inscrita como ouvinte.

Os seminários são realizados anualmente pela UTFPR, com o apoio das pró-reitorias de Relações Empresariais e Comunitárias e de Pesquisa e Pós-Graduação, com o objetivo de abrir espaço para exposição, discussão e avaliação da produção acadêmica e científica da Universidade.