Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Ações para crianças, terceirizados e indígenas mobilizam a comunidade

Ações para crianças, terceirizados e indígenas mobilizam a comunidade

Natal Solidário

Campi organizam eventos e campanhas de arrecadação durante o mês de dezembro
publicado: 13/12/2023 10h49 última modificação: 14/12/2023 13h07
Imagem da última confraternização de terceirados e familiares no Campus Dois Vizinhos (Foto: acervo pessoal)

Com as comemorações do Natal de 2023 se aproximando, os campi se mobilizaram com ações solidárias em suas sedes. Confira algumas delas:

O Campus Apucarana está fazendo uma campanha de arrecadação de valores para montagem de cestas de Natal aos terceirizados do campus.

Em Campo Mourão, no último dia 09, foi realizada uma ação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Escola Nicon Kopko para aproximadamente 260 crianças. Voluntários do campus organizaram brincadeiras, gincanas e um lanche para elas.

O DCE do Campus Cornélio Procópio também organizou, em conjunto com projetos de extensão e Coletivos, o Natal Solidário. Alunos e servidores adotam cartinhas de Natal das escolas municipais Padre Antonio Lock e Nelson Ribas. O evento terá lanche, brincadeiras e entrega de presentes. Inicialmente marcado para dezembro, devido à crise no abastecimento de água da cidade, o evento foi adiado para o início letivo do ano que vem.

No Campus Curitiba, o projeto Comunicação Indígena realizado pelo Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (Dalic) está participando da campanha de arrecadação brinquedos e alimentos para atender indígenas que vendem artesanato em Curitiba. A organização é da Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba (CPCI). A instituição pede alimentos não perecíveis (arroz, feijão, farinha, macarrão, leite), doces e biscoitos e materiais escolares. A instituição pede ainda doações de brinquedos novos ou em boas condições para crianças de 1 a 11 anos. Elas devem ser entregues no endereço da instituição, na Rua Rockfeller, 1177, no bairro Rebouças, em Curitiba

Alguns programas de extensão do Campus como o Calma na Crise, Amigos dos Jardinetes e Pintura Artística em escolas municipais realizaram, no último final de semana, uma ação de requalificação de um acesso da comunidade Jardim Nova esperança, perto da sede Ecoville. Outra ação também é realizada pelo Projeto Calma na Crise no dia 14 de dezembro. Será o Yakissoba beneficente que vai contribuir com um projeto social. A porção de 800g custa R$50,00 e a retirada é na sede social da Associação dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Assutef), na Avenida Silva Jardim, 589, no bairro Rebouças.

No último dia 08, o grupo PET- Agricultura familiar do Campus Dois Vizinhos promoveu a ação "Natal Solidário na Casa da Paz". Foi um dia de brincadeiras com as crianças atendidas pela Casa com distribuição de chocotones para que elas pudessem levar para a casa e dividir com as famílias. O evento contou com a participação dos grupos PET- Produção Leiteira e PET- Zootecnia.

Além disso, o Departamento de Serviços Gerais (Deseg) do Campus está arrecadando valores para a realização, no dia 16 de dezembro, de uma confraternização para trabalhadores terceirizados e seus familiares.

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Francisco Beltrão está arrecadando brinquedos para serem doados a crianças carentes da região. A Caixa de coleta está disponível no Bloco L.

Em Londrina, no último dia 11, organizações estudantis e comissões do Campus realizaram a entrega de caixas de chocolates para 108 cooperados da Cooper Região, Cooperativa de Catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Londrina, que atende o Campus com a Coleta Seletiva Solidária. Esta iniciativa é realizada desde 2015 e os chocolates foram adquiridos por meio de uma ação coletiva de arrecadação das organizações envolvidas e também durante a inscrição solidária do VII Desafio Recicla UTFPR, realizado pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos no mês de outubro.

Em Pato Branco, o Centro Acadêmico do curso de Ciências Contábeis está arrecadando brinquedos para serem doados às crianças atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As doações podem ser deixadas dentro das caixas que estarão nos blocos O e U, na cantina e na biblioteca.

Os alunos de da disciplina de Gestão de Projetos, do curso de Engenharia Elétrica, fizeram uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal, além de doações em dinheiro, para o Lar dos Idosos São Francisco de Assis, em Pato Branco. O projeto arrecadou 135,5kg de alimentos, 6kg de sabão em pó, 3l de água sanitária, 3l de detergente, 500ml de desinfetante, 50 unidades de fraldas, 1 pacote de papel higiênico, sete unidades de sabonete, além de R$ 1.195,00 de doações em dinheiro. Com o valor das doações em dinheiro, foram comprados ainda 350 unidades de fraldas, cinco mil unidades de lenço umedecido e 16l de sabonete líquido.

No Campus Ponta Grossa está sendo realizada a Ação de Natal para os terceirizados. Os servidores podem contribuir até o dia 15 com valores para aquisição de Cestas de Natal para 46 funcionários que cuidam da limpeza, manutenção, vigilância e portaria. A entrega das cestas ocorrerá no dia 19, no salão da Associação dos Servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Assutef).

O Campus Toledo também está realizando uma campanha de arrecadação de valores para Confecção de Cestas Natalinas para os trabalhadores terceirizados, coordenada pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (Nuape). A entrega das cestas será realizada no dia 18, às 13h, no Auditório 01 do Campus.