Notícias
Finalizada transmissão da apuração dos votos
Eleições UTFPR
O Colégio Eleitoral da UTFPR finalizou na tarde desta segunda-feira, 6 de julho, o processo de apuração dos votos para a escolha do próximo reitor da Universidade. O resultado oficial será divulgado às 18h.
A transmissão foi transmitida no Canal da UTFPR (YouTube). O trabalho de apuração, conduzido por membros do Colégio Eleitoral e da Comissão Técnica, foi realizado a partir da cópia de segurança que estava sob guarda da Polícia Federal e ocorreu com o acompanhamento do auditor da Polícia Federal, do auditor do Tribunal Regional Eleitoral e com a presença dos fiscais de apuração e dos fiscais técnicos das duas candidaturas.
Atualização às 13h15
Finalizada apuração dos votos. O resultado será divulgado às 18h pelo Colégio Eleitoral.
Atualização às 12h35
Iniciado o processo de apuração dos votos. Transmissão ao vivo no Canal da UTFPR, no YouTube. Clique aqui para acessar a planilha atualizada em tempo real com o resultado da votação.
Atualização às 12h33
Todo o procedimento de correção das urnas de 01 a 19 foi realizado com sucesso. Por orientação do auditor da Polícia Federal está sendo realizado um snapshot - cópia da máquina. Após este procedimento, será iniciada a apuração.
Atualização às 12h25
Para a abertura das urnas, foi utilizada uma 'chave privada' do 'operador humano' que estava em envelope lacrado e assinado pelas auditores externos, fiscais técnicos das candidaturas e membros da Comissão Técnica e Colégio Eleitoral.
Atualização às 12h
Com 30 minutos de antecedência para prazo final, a restauração do Helios Voting, sistema adotado pelo Conselho Universitário para a votação na UTFPR, foi 100% concluído. Agora, a máquina está sendo iniciada.
Atualização às 11h40
No início da transmissão, a Comissão Técnica fez um breve relato sobre o problema técnico encontrado e como foi possível encontrar a solução. Agora, os técnicos realizam o "descongelamento" do sistema - processo com previsão para término às 12h30.
Sobre a apuração
O processo de apuração estava suspenso desde a quinta-feira (2), após a Comissão Técnica encontrar problemas nas chaves de criptografia de 19 urnas. Na sexta-feira (3), o Colégio Eleitoral confirmou ter encontrado a solução do problema e que, portanto, seria possível dar prosseguimento à apuração dos votos.
Para mais informações, acesse a página do Colégio Eleitoral.