Notícias
Alunos da UTFPR são finalistas em competição latino-americana
Conhecimento que vai além das fronteiras.
Os estudantes José Jorge Martin Ocampo e Nicolas da Guia, do mestrado e graduação em Engenharia Ambiental do Cãmpus Francisco Beltrão, respectivamente, estão entre os finalistas do Desafio Comprometidos, que tem como objetivo reunir ideias e propostas que pretendam diminuir a desigualdade e melhorar o planeta.
A dupla chegou à final após um processo seletivo que contou com mais de 4 mil propostas. Os alunos da UTFPR concorreram com o objetivo de aperfeiçoar a ideia de obter água atmosférica de qualidade por meio de tecnologias de baixo custo. "Trata-se de um equipamento que coleta água atmosférica através de quatro processos de captação, e a converte em água líquida, que no próprio equipamento será filtrada e mineralizada para poder ser consumida”, explica Nicolas que, após uma série de etapas, participou juntamente com Martin da etapa final do desafio, a Semana de Aceleração, realizada entre os dias 11 e 15 de novembro em Buenos Aires (Argentina).
Passar por todas as fases do desafio e chegar à última etapa foi uma grande conquista para dupla. “Estar entre os finalistas do desafio nem chegava a passar pela minha cabeça em um primeiro momento”, lembra Nicolas. “Quando tivemos a notícia de que fomos selecionados para ir até Buenos Aires para participar da Semana de Aceleração, não sabíamos direito o que fazer. No fim, só podíamos agradecer ao nosso trabalho até a etapa final, e ver que cada noite gasta valeu a pena”, comemora. A etapa final reuniu outros 23 projetos de estudantes da América Latina e Caribe.
Sediado em diversas empresas de Buenos Aires, o evento ofereceu aos participantes treinamentos diários intensivos para adquirir novos conhecimentos e habilidades aplicáveis aos projetos. No último dia, os participantes tiveram a missão de apresentar suas ideias para uma banca avaliadora em apenas dois minutos. Além disso, a semana contou com palestras e com a presença de conselhos diretivos de empresas como Facebook e DirecTV.
O resultado final da competição ainda não saiu, mas os planos para o projeto não param. "Queremos conseguir a patente, refinar mais o equipamento e estudá-lo mais, e conseguir investimento para a prototipagem. Tudo isso para que um dia possamos poder condicionar melhores experiências de vida para as pessoas que sofrem com a escassez desse recurso tão importante que é a água”, conclui Nicolas.
Mais história de alunos da UTFPR comprometidos com questões ambientais. Apenas neste ano, já teve galera fazendo bonito e sendo reconhecida em eventos nacionais e até na cúpula do clima.