Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Alunos de Hotel Tecnológico pedem registro de software
conteúdo

Notícias

Alunos de Hotel Tecnológico pedem registro de software

Eficiência Energética

publicado: 17/07/2018 11h16 última modificação: 30/07/2018 10h11
Equipe faz parte do Hotel Tecnológico do Câmpus Apucarana

Equipe faz parte do Hotel Tecnológico do Câmpus Apucarana

Um novo software para auxiliar empresas na busca de soluções energéticas é o projeto dos alunos do Câmpus Apucarana Allan Araujo Pereira e Rone Cleison Souza de Oliveira, sob a orientação do professor Murilo Pereira Moisés. O software denominado de GreenX foi desenvolvido pela equipe no Hotel Tecnológico do Câmpus e teve o registro de patente protocolado junto à UTFPR, neste primeiro semestre de 2018.

O projeto está no Hotel Tecnológico do Câmpus desde 2015 e começou com um estudo de mercado e viabilidade, no qual se comprovou a oportunidade de desenvolver um software de eficiência energética.

Os desenvolvedores explicam que o GreenX é um software voltado para o público que busca soluções inovadores e competitivas para a redução do consumo de energia nas empresas sem afetar a sua capacidade produtiva. "A plataforma torna fácil a inserção de dados relevantes para a análise do ambiente físico, e propõem, por meio de soluções energéticas, configurações altamente competitivas para as empresas. Assim, com a utilização do software, a empresa estará otimizando o consumo de energia e evitando desperdícios de recursos financeiros com o uso de tecnologias com pouca eficiência energética", completam.

O programa permite também a análise de residências pelo próprio proprietário do imóvel que busca a utilização das tecnologias mais recentes em sua propriedade, sendo que os usuários do aplicativo podem acessar a plataforma por meio de um smartphone ou computador. "Nossa ideia é que o GreenX possa reimaginar o futuro através de suas propostas para o mercado, aliando suas soluções estratégicas com a sustentabilidade do planeta", completa.

Só no primeiro semestre de 2018 já foram registrados 43 softwares desenvolvidos por alunos e servidores da UTFPR.