Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Curso de Alemão é ofertado gratuitamente para alunos e servidores da UTFPR

Curso de Alemão é ofertado gratuitamente para alunos e servidores da UTFPR

Plataforma On-line

São 80 vagas a serem preenchidas de acordo com ordem de inscrição
publicado: 10/08/2021 14h08 última modificação: 31/10/2022 09h35
Para concorrer, é preciso comprovar proficiência requerida (Foto: Freepik editada)

Servidores e estudantes da graduação e pós-graduação da UTFPR podem fazer gratuitamente um curso de Alemão na plataforma Deutsch-Uni On-line (DUO). O objetivo é o desenvolvimento de habilidades linguísticas para internacionalização e preparação para vários exames de proficiência no idioma.

No total, são 80 vagas, com três níveis com carga de 96 horas,  A2.1 (40), A2.2 (20) e B1.1 (20). O preenchimento delas vai ser de acordo com a ordem de inscrição, que inicia às 12h desta sexta-feira. O prazo se estende até as 12h de 16 de agosto.

A relação preliminar de classificados vai ser divulgada no dia 20 de agosto, com a possibilidade de recurso em até dois dias úteis por e-mail. A publicação do resultado deve acontecer no dia 25 do mesmo mês.

📑 Requisitos

Os candidatos devem conferir o edital e preencher o formulário eletrônico no prazo indicado, comprovando o nível de proficiência requerido, de duas formas:
a) Alunos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem) da Universidade devem apresentar Histórico Escolar com aprovação na disciplina para ingresso no nível escolhido:
- Alemão 3 (CL23G) para A 2.1 na DUO
- Alemão 4 (CL24G) para A 2.2 na DUO
- Alemão 5 (CL25G) para B1.1 na DUO
a) Alunos que estudaram em outras instituições devem apresentar certificados, com a clara aprovação para o nível de curso pretendido, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR).

💻 Realização

Os selecionados vão receber um e-mail de confirmação, com as instruções para acesso, tendo o compromisso em participar efetivamente dos cursos de 27 de agosto até 31 de dezembro deste ano, com direito à certificação a partir de março de 2022. A oferta é com o método self study, que é autônomo, sem tutoria.

Outros detalhes podem ser obtidos no edital e dúvidas podem ser enviadas por e-mail nucli.isf@utfpr.edu.br

📌 Mais sobre

A iniciativa é promovida pela Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter), da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comuntárias (Prorec), e pelo Núcleo de Línguas (NucLi) da UTFPR, junto ao Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), serviço alemão de intercâmbio acadêmico.