Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Pesquisa e extensão aplicadas são discutidas na abertura do SEI-Sicite

Pesquisa e extensão aplicadas são discutidas na abertura do SEI-Sicite

Solenidade

Evento conta com palestras e apresentações de projetos até sexta-feira (12)
publicado: 09/11/2021 14h28 última modificação: 31/10/2022 09h29
Abertura do SEI-Sicite (Foto: Dircom)

Nesta segunda-feira (8), foi realizada a abertura dos Seminários de Extensão e Inovação (SEI) de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) da UTFPR, de modo presencial no Campus Guarapuava, responsável pela organização desta edição, com transmissão no YouTube.

Participaram da mesa de cerimônias: o reitor, Marcos Schiefler; o vice-reitor Heron Lima; a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Claudia Xavier; o pró-reitor de relações empresariais e comunitárias, Rubens de Faria; o diretor do Campus Guarapuava, Marcelo Granza; o superintendente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o diretor executivo do parque tecnológico Cilla Techpark, Paulino Lorenzo; e outros dirigentes.

A solenidade iniciou com a palestra de Bona sobre os programas de fomento coordenados no Paraná, iniciando a discussão em torno da temática do evento ‘Pesquisa e Extensão para um mundo em transformação’. “É preciso ter sintonia com esse universo, pensando de forma diferente a formação acadêmica e o papel da Universidade”, afirmou.

Os participantes debateram sobre as mudanças necessárias e os desafios para impulsionar o desenvolvimento regional, em um trabalho conjunto com empresas e organizações, como o parque tecnológico. Também foi apontada a importância de trazer o conhecimento, as produções e a pesquisa científica da UTFPR de forma aplicada às demandas. “Como Universidade, nós queremos ultrapassar os nossos muros, ouvindo e atendendo as necessidades reais da sociedade”, conclui Schiefler.

As atividades do SEI-Sicite em formato virtual continuam até sexta-feira (12), com minicursos, palestras e a apresentação de 1.054 de projetos de extensão, inovação e pesquisa, desenvolvidos por estudantes da Universidade.

As informações detalhadas sobre a programação e a agenda de apresentações podem ser conferidas no site do SEI-Sicite 2021.

Mais sobre
Estes seminários são realizados anualmente para mostrar o que é produzido dentro da UTFPR para a sociedade e a indústria. A cada edição, os eventos têm a organização de um campus diferente, com o apoio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec).