Notícias
Aplicativos criados por pesquisador reduzem gastos em inseticidas e com tecnologia
Produtores rurais
No ano passado, divulgamos os benefícios que os produtores rurais tiveram com a utilização do aplicativo manejo.app, desenvolvido pelo pesquisador do Campus Cornélio Procópio Gabriel Costa Silva. Ele vem auxiliando, desde a safra 2019/2020, na redução do uso de inseticidas e fungicidas nas lavouras de soja, identificando o momento correto para a pulverização. Recentemente, os pesquisadores também divulgaram os resultados do aplicativo manejo.infra, o qual gerencia a infraestrutura do manejo.app e vem reduzindo os custos com tecnologia dos instrutores do projeto.
Desde que o manejo.app começou a ser utilizado, a automatização do Manejo Integrado de Pragas (MIP) na cultura da soja já beneficiou mais de mil sojicultores do Estado. Os resultados, segundo técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR) e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Paraná (Senar/PR), mostram uma redução de cerca de 50% no uso de inseticidas nas propriedades rurais atendidas pelo projeto. “Isso tem impactado não apenas na redução de custos para o produtor rural, mas também contribuído significativamente com a preservação do meio ambiente”, explica o coordenador do projeto, Gabriel Silva.
Agora, a ferramenta está sendo ampliada para atender o manejo do feijão e outras culturas que adotem o Manejo Integrado de Pragas ou de Doenças.
Já o aplicativo manejo.infra, que gerencia a infraestrutura em nuvem do manejo.app, reduziu significativamente os gastos mensais com tecnologia dos instrutores do Senar para a manutenção do manejo.app.
Usando conceitos de infraestrutura como código (IaC) e entrega contínua (CD), o manejo.infra automatiza o processo de gerenciamento em nuvem, eliminando recursos quando não são mais necessários e, com isso, reduzindo gastos. Nos dois primeiros meses de operação oficial, novembro e dezembro de 2021, o manejo.infra reduziu em 40% os gastos com recursos em nuvem quando comparado com o mesmo mês do ano anterior (2020). Essa redução de gastos aconteceu apesar do aumento no uso de recursos dentro do projeto e da alta do dólar - de R$ 5,27 em dezembro de 2020 para R$ 5,74 em dezembro de 2021.
O manejo.infra foi desenvolvido usando a linguagem de domínio específico (DSL) do serviço AWS CloudFormation, com foco específico no gerenciamento da infraestrutura do manejo.app e outros aplicativos que fazem parte desta cooperação técnica entre UTFPR, IDR e Senar. Devido aos bons resultados dos aplicativos, a parceria entre as três instituições, que seria encerrada em fevereiro de 2023, será prorrogada até 2025.
Além disso, os conceitos, técnicas e ferramentas usados no desenvolvimento do manejo.infra são ensinados na disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Software, ministrada pelo professor Gabriel aos estudantes dos cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação do Campus Cornélio Procópio.
Parceria
O desenvolvimento do aplicativo começou através de uma parceria dos pesquisadores da UTFPR com representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR) e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Paraná (Senar/PR). O primeiro protótipo do aplicativo foi testado em 2019, na safra 2019/2020.
Participam do projeto, além do professor Gabriel, os professores do Campus Dois Vizinhos Almir Gnoatto e Alfredo de Gouvea, o representante do IDR, Edivan José Possamai, e a do Senar, Flaviane Marcolin de Medeiros.