Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Arte de professor da UTFPR é escolhida como ícone global do solo

Arte de professor da UTFPR é escolhida como ícone global do solo

Santa Helena

publicado: 18/05/2018 10h43 última modificação: 21/05/2018 12h57
Ícone global do solo (Imagem: Divulgação)

O concurso da União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para escolher o ícone global do solo divulgou o seu resultado no último mês de abril. O símbolo vencedor foi elaborado pelo pesquisador e professor de Ciência do Solo, Alessandro Samuel-Rosa, do Câmpus Santa Helena da UTFPR, e pela pesquisadora de Sociologia da Unicamp, Monique Lima de Oliveira. O Comitê que analisou as 22 propostas de símbolos é composto por pesquisadores de vários países.

Segundo os autores, a inspiração para criação do ícone foi a trajetória da formação e desenvolvimento humano, onde a criança é a origem e o destino. “Nós imaginamos uma imagem que é simples – como um desenho de uma criança –, ainda que conceitualmente complexa o suficiente para simbolizar as múltiplas funções e serviços fornecidos pelo solo”.

Os autores acrescentam ainda que um desenho de criança pode ser visto como uma linguagem universal que tem forte apelo emocional. “O ícone do solo que criamos provavelmente tem o potencial de cativar todos os povos e, assim, facilitar a compreensão da mensagem que incorpora. Isto é especialmente importante para as crianças em idade escolar, que devem ser o foco principal das atividades de educação em solos”, completam.

O ícone será utilizado nas atividades da Década Internacional dos Solos (2015/2024).

Confira aqui a descrição completa da ideia do ícone do solo (texto em inglês).