Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Artigo do grupo Gyro ganha melhor trabalho de Congresso

Artigo do grupo Gyro ganha melhor trabalho de Congresso

Ciclo de Vida

Pesquisa destaca o potencial dos dados provenientes de pesquisas por amostra de domicílio para estruturar uma base de dados para estudos do ciclo de vida dos produtos
publicado: 21/12/2023 09h31 última modificação: 21/12/2023 09h31
Foto: Freepik

Um artigo apresentado no 8º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (GCV 2022/2023) recebeu o prêmio de melhor trabalho do evento. Com o tema “Utilização de microdados de pesquisas por amostra de domicílios como fontes de dados genéricos para ACV-S”, os pesquisadores desenvolveram um conjunto de indicadores sociais relacionados às subcategorias da Avaliação Social do Ciclo de Vida (ACV-S), como horas de trabalho, rendimento nominal, entre outros.

O estudo aborda o desafio de obter dados socioeconômicos para realização de pesquisas de impacto social de produtos e serviços usando a ACV-S. O trabalho destaca ainda o potencial dos dados provenientes de pesquisas por amostra de domicílio, como a do IBGE, para estruturar uma base de dados regionalizada e traz um inventário de dados socieconômicos, concentrando-se em indicadores como oportunidades iguais, salário justo, horas de trabalho e benefícios sociais. As informações incluem indicadores especialmente relacionados aos trabalhadores, além de dados estratificados por sexo e cor da pele para 223 atividades econômicas em cada estado brasileiro, abrangendo 32 trimestres.

Os autores do trabalho são do Campus Curitiba: o pós doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), Jaylton de Araujo; o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM), Rodrigo Juchen; e a professora do Departamento de Mecânica, (Damec), Cássia Ugaya.

As pesquisas fazem parte do Centro de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (Gyro) da UTFPR, cuja missão é fornecer informações para apoiar os tomadores de decisão referentes aos impactos potenciais da sustentabilidade (ambiental, social e econômica) no ciclo de vida dos produtos e dedica-se à pesquisa, ensino e extensão.

Segundo a coordenadora do Gyro, Cássia Ugaya, o trabalho apresentado no Congresso terá continuidade e a base de dados será utilizada como fonte de dados em outras pesquisas realizadas no laboratório do grupo.

“Como pesquisas futuras, é planejada a expansão da base de dados explorando microdados de outros países e utilizando esses dados para avaliação do impacto social de produtos da economia brasileira”, explica o pós doutorando Jaylton de Araújo.

Congresso GCV
O Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida (GCV 2022/2023) é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e a última edição ocorreu no mês de novembro, na sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. O tema foi ‘A ACV na transição para uma economia circular e de baixo carbono’.

O objetivo do evento é reunir a academia, o setor produtivo e o governo para apresentar resultados da aplicação da técnica de ACV, discutir os avanços metodológicos e analisar os potenciais usos da perspectiva do ciclo de vida em políticas públicas.

ACV

A Avaliação do Ciclo de Vida traz informações sobre a sustentabilidade de cada produto, levando em conta a extração de recursos naturais para produção, fabricação, uso, até o descarte final dele.

É uma ferramenta importante para a elaboração dos rótulos ambientais, para a gestão de políticas públicas e da economia circular.

O Gyro da UTFPR já trabalha com pesquisas nesta área há mais de 15 anos.

O grupo, juntamente com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), organizará, em 2024, o 9th International Conference of Social Life Cycle Assessment (SLCA 2024), em Curitiba. Será a primeira vez que o evento é realizado em um país em desenvolvimento, primeira vez no Hemisfério Sul. A Conferência é um evento internacional bianual realizado desde 2010 e busca contribuir para a Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida pelo mundo.