Notícias
Assessoria de EAD propõe plataforma única para universidades públicas
No Paraná
Os representantes da Assessoria de Educação Aberta da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli e Henrique Oliveira da Silva, estiveram reunidos com a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, além do pró-reitor de graduação Eduardo Salles de Oliveira Barra, e de representantes do Escritório de Inovação, da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Gestão da Informação da UFPR (PPCGI).
O objetivo da reunião foi discutir a proposta dos professores da UTFPR, Henrique Oliveira da Silva e Maria do Carmo Freitas, de criar de um modelo de educação aberta federado nas universidades públicas do Paraná, com a criação de um MOOC interinstitucional, ou seja, uma plataforma de cursos online, gratuitos e abertos à comunidade.
“Além de democratizar o conhecimento, possibilitando o acesso tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade geral, por meio da Internet, esse modelo de educação é também um processo de gestão do conhecimento institucional e de otimização dos recursos públicos”, relata o professor Henrique, que é também um dos idealizadores do projeto REA Paraná (Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos) implantado em 2014.
No início do próximo ano, os representantes das duas instituições darão início à elaboração do plano de trabalho. Os primeiros cursos a serem ofertados terão como tema sustentabilidade para a engenharia e empreendedorismo, contemplados nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.