Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Bolsas de graduação e pós da UTFPR serão reajustadas

Bolsas de graduação e pós da UTFPR serão reajustadas

Gestão

Os novos valores serão viabilizados pela recomposição orçamentária anunciada pelo Governo Federal
publicado: 03/05/2023 11h51 última modificação: 03/05/2023 11h52
Alunos da UTFPR no Campus Dois Vizinhos (Foto: Decom)

A Reitoria da UTFPR confirmou na última quinta-feira (28), em reunião com todos os diretores-gerais de campi, o reajuste das bolsas de graduação, pós-graduação pagas com os recursos de custeio da Universidade. Os novos valores serão viabilizados com os R$ 22 milhões da recomposição orçamentária do valor de custeio, anunciada pelo Governo Federal no último dia 19.

As bolsas passarão de R$ 1,5 mil para R$ 2,1 mil, no mestrado, e de R$ 2,2 mil para R$ 3,1 mil no doutorado. As bolsas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico terão reajuste de 75%, passando de R$ 400 para R$ 700.  Na graduação, as bolsas de monitoria e do Programa Licenciando passarão de R$ 600 e R$ 500, respectivamente, para R$ 700.

A expectativa é que os novos valores sejam pagos tão logo o Ministério da Economia repasse os novos recursos para a UTFPR, o que está previsto para acontecer até 31 de maio.

"O que estamos fazendo é acompanhar os novos valores pagos pelos órgãos federais de fomento, Capes e CNPq. E isso só é possível em razão desses novos recursos anunciados pelo Governo Federal. Temos muitas demandas urgentes na Universidade, causadas pelas sucessivos bloqueios e cortes enfrentados nos últimos anos, e o nosso desejo é que entremos, agora, em um ciclo positivo de anúncios", comenta o reitor Marcos Schiefler.

Ainda durante a reunião da quinta-feira, a Universidade iniciou a discussão dos critérios de alocação dos novos recursos, em uma avaliação conjunta de necessidades e prioridades. De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da Universidade,  o compromisso firmado com as direções-gerais é que cada campus tenha neste ano de 2023, no mínimo, o mesmo valor aprovado na Lei Orçamentário de 2022.

Os R$ 30 milhões destinados à UTFPR, sendo R$ 7.223.394 para investimentos, R$ 22.322.182,00 para custeio e mais R$ 457.860,00 para o Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil), fazem parte do R$ 1,32 bilhão liberado para as universidades federais. Ainda, o governo anunciou mais R$ 388 milhões para os institutos federais e R$ 730 milhões para atender obras e outras ações que foram deixadas sem cobertura pela gestão federal anterior.