Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Campi Londrina e Medianeira ganham novos blocos para cursos

Campi Londrina e Medianeira ganham novos blocos para cursos

Infraestrutura

Em Londrina, os blocos serão para instalações dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica e, em Medianeira, para Engenharia de Produção
publicado: 23/11/2023 11h53 última modificação: 23/11/2023 11h57
Fachada Campus Londrina

Nesta sexta-feira, 24, serão inaugurados dois novos blocos no Campus Londrina. Para a cerimônia de descerramento das placas, estarão presentes o reitor Marcos Schiefler, o diretor-geral do Campus, Sidney Alves Lourenço, e o assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Ivan Carlos Vicentin.

Os blocos serão para as instalações dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica e possuem uma área total construída de 1.500 m². O Bloco da Engenharia Química terá três laboratórios de pesquisa, um para Projetos e Prototipagem e outro de Informática. Além disso abrigará as demais salas de coordenação, permanência e reuniões. Já o Bloco da Engenharia Mecânica contará com áreas para os projetos Baja, Eficiência Energética, Aerodesign, Robótica, Gravidade Zero, além de laboratórios de Usinagem, Motores, Ensaios, Metalografia, Conformação, Soldagem, Fundição e Tratamento Térmico, CNS’s e Microscópios; e demais salas de atendimento e professores.

O projeto contou com investimento de R$ 3,6 milhões, nas áreas construídas, e R$ 3 milhões, em mobiliários e equipamentos. Desses valores, cerca de R$ 3,3 milhões são oriundos de convênio firmado com a Seti, R$ 2 milhões do Ministério da Educação (Mec) e R$ 1,3 milhões, de recursos próprios.

Campus Londrina

Campus iniciou suas atividades em 2007, ofertado o curso de Tecnologia em Alimentos e em 2011. Atualmente, oferta sete cursos de graduação: Tecnologia em Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Licenciatura em Química; cinco cursos de mestrado: em Tecnologia de Alimentos, em Engenharia Ambiental,  em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, em Ensino de Matemática e em Ciência e Engenharia de Materiais; além de curso de Formação Pedagógica; cursos de Qualificação Profissional destinados aos alunos e à comunidade, e cursos de especialização.

Campus Medianeira

No último dia 17, o reitor Marcos Schiefler, ao lado do diretor-geral do Campus Medianeira, Claudio Leones Bazzi, também participaram da inauguração do Bloco H-06, destinado às atividades do curso de Engenharia de Produção em Medianeira. O novo bloco comporta laboratórios de Engenharia do Trabalho, de Operações Logísticas, de Engenharia de Processo, de Engenharia da Qualidade, de Empreendedorismo e Inovação, a Fábrica Escola de Processo Produtivo, além de salas de aula, de professores e reuniões.

A obra ocupa uma área de cerca de 29 mil m² e recebeu recursos financeiros de pouco mais R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar, R$ 896 mil da Reitoria da UTFPR e R$ 94 mil de aporte do Campus.