Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Campus Campo Mourão celebra 27 anos com criação de novo curso

Campus Campo Mourão celebra 27 anos com criação de novo curso

Graduação

Projeto do Bacharelado em Ciências Biológicas foi aprovado no último dia 7
publicado: 09/04/2022 11h16 última modificação: 31/10/2022 09h20
Entrada principal do Campus Campo Mourão (Foto: Decom)

O Campus Campo Mourão celebra no domingo, 10 de abril, 27 anos da sua fundação com mais uma conquista: a criação do Bacharelado em Ciências Biológicas, com ênfase em Meio Ambiente e Biodiversidade. O processo de criação do curso foi aprovado na última reunião Conselho de Graduação e Educação Profissional da UTFPR.

Tendo uma carga horária de 3.600 horas, distribuídas em disciplinas básicas (2.055 horas), disciplinas específicas e trabalho de conclusão de curso (1.145 horas) e estágio curricular obrigatório (400 horas), um dos diferenciais da nova graduação será o forte vínculo dos estudantes com a pesquisa. "A articulação do curso com a pesquisa e a pós-graduação será inserida em todo o percurso de formação dos acadêmicos, sendo que estes serão estimulados à iniciação científica desde o primeiro período. A proposta elenca projetos de pesquisa e parcerias já existentes entre os professores envolvidos e diferentes instituições/entidades. Além disso, muitos professores [do novo curso] já atuam em programas de pós-graduação", destaca o relato aprovado no colegiado.

Com a criação do novo curso, Campo Mourão passará a ofertar à comunidade nove graduações - Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos.

O Campus Campo Mourão iniciou seu funcionamento nas instalações do antigo Ginásio de Esportes Belim Carolo, ocupando uma área de 64 mil m² aproximadamente.  As atividades discentes começaram no dia 10 de abril de 1995, com 240 alunos distribuídos em seis turmas. Em outubro de 2005, quando foi sancionada a lei de transformação do Cefet-PR  na primeira universidade tecnológica federal do Brasil, a unidade passou a ser um dos campi da UTFPR.