Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Câmpus da UTFPR realizam ações de Natal

Câmpus da UTFPR realizam ações de Natal

Solidariedade

publicado: 18/12/2018 09h45 última modificação: 19/12/2018 08h32

Com o final do ano chegando, é comum muitas pessoas se envolverem em ações de solidariedade. Na UTFPR não é diferente. Alguns câmpus prepararam várias atividades em comemoração à data.

No Câmpus Cornélio Procópio, por exemplo, o projeto de extensão Natal Solidário arrecadou presentes solicitados por crianças carentes em cartas escritas ao Papai Noel nos Correios. Os voluntários realizaram uma festa para entrega dos presentes, no dia 07 de dezembro. Participaram da ação representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação, do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica, do Centro Acadêmico de Matemática, do Diretório Acadêmico de Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Análise e Desenvolvimento de Softwares, e da Associação Atlética da Engenharias XV de Março.

No Câmpus Curitiba, através de uma pareceria com os Correios e com a direção da Escola Municipal Professora Jurandyr Baggio Möckell, no bairro Pinheirinho, estudantes organizados pela Atlética União Avalanche prepararam uma festa de Natal para alunos desta escola. Para isso, mais de 200 cartinhas das crianças foram atendidas e a entrega dos presentes foi realizada por um Papai Noel.

Em Londrina, três ações ganharam destaque no Câmpus. Uma delas foi uma festa preparada pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos, com o apoio da Assessoria de Comunicação do Câmpus, servidores e alunos, para os colaboradores terceirizados da manutenção, limpeza, segurança e do Restaurante Universitário (RU). O evento contou com um almoço especial, acompanhado de música ao vivo, entrega de 60 caixas de chocolates arrecadados, doação de recursos, cosméticos e produtos de beleza. Além disso, os colaboradores puderam participar de oficinas de culinária e artesanato.

A Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos também distribuiu outras 142 caixas de chocolate para Catadores de Materiais Recicláveis da Cooper Região e mais 140 para alunos e servidores da Escola Municipal Santos Dumont em Cambé. A ação contou com o apoio dos alunos do PET Alimentos, da Atlética, dos Centros Acadêmicos de Ambiental e de Mecânica, do DCE, da Bateria Gorilada, da Gaia Jr e do Integra Engenharia.

Além disso, a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus Londrina, organizou uma campanha para distribuir 250 cartas dos Correios para a comunidade acadêmica, com pedidos feitos por crianças de escolas públicas. Alunos e servidores contribuíram com doações de brinquedos, roupas e cestas básicas, entregues no dia 07 de dezembro. Entre os brinquedos mais pedidos estavam bonecas, bolas, jogos e carrinhos.

Em Pato Branco, o Câmpus realizou uma campanha de arrecadação de roupas, livros, calçados, brinquedos e acessórios, em parceria com o Rotaract Club Amizade. Os itens arrecadados foram doados ou vendidos, de acordo com o estado dos mesmos, e o dinheiro foi revertido para projetos sociais. Um bazar beneficente  também foi realizado pela Comissão de Controle de Animais Abandonados (CCAA-PB), no dia 7 de dezembro. No local, houve a exposição de uma casinha de cachorro desenvolvida no curso "Construindo Tetos Verdes e conforto térmico", coordenado pelos professores Fabiano Ostapiv (DAMEC) e José Ilo Pereira Filho (DACOC), a qual foi doada para a Comissão.

Uma campanha também está arrecadando brinquedos para crianças da  Escola Cmei Frei Sergio,  em Pato Branco, com 85 meninos e 80 meninas entre 4 meses e 5 anos de idade.  A ação está sendo coordenada pela professora do curso de Química, Larissa Macedo dos Santos Tonial.

No Câmpus Toledo, o Nuape  realizou a distribuição de 53 cartinhas de natal para o Papai Noel feitas por crianças do bairro do Jardim Coopagro, e que são acompanhadas pela Pastoral da Criança. Elas foram retiradas por servidores do Câmpus e, após a arrecadação dos presentes, foram entregues às crianças.