Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Câmpus realizam atividades para Semana da Sustentabilidade

Câmpus realizam atividades para Semana da Sustentabilidade

publicado: 19/10/2018 13h20 última modificação: 23/10/2018 12h03
Garrafas plásticas em uma lata de lixo (Foto: Freepik)

Os câmpus da UTFPR realizam a partir desta segunda-feira (22) uma série de atividades em alusão à Semana da Sustentabilidade. Estão na programação palestras, oficinas, visitas técnicas e workshops. Confira:

Câmpus Campo Mourão
22 de outubro
14h | Visita Agroflorestar (Vila Franciscana)

9h | Visita Parque Estadual Lago Azul
14h30 | Palestra ODS (sala Gadir)

24 de outubro
15h50 | Oficina Produção de Sabão em Barra (Laboratório de Processos Industriais)

Palestra Sustentabilidade (Anfiteatro)

Câmpus Curitiba
9h | Ciclo de Palestras, na Sala Poty Lazzarotto
Copel - Energia (Juliana Prosdócimo);
Sanepar - Água e Cidadania (Rosélis Presznhuk);
SMAB - Alimentos (Luiz Bittencourt Teixeira).

23 de outubro
9h | Empreendedorismo Sustentável, com Caroline Zambão (Sala Poty Lazzarotto).
10h: Comida de Verdade e Sustentabilidade, Oficina de Sucos, SMAB (Pátio do RU, Sede Ecoville).
14h30 | Palestrtas ODS, com Rosane Fontoura (CPCE/Fiep)
Sala Poty Lazzarotto, com transmissão online.
15h | Workshop Petineli - eficiência energética e simulação em edificações, com Carlos Eduardo Kruppa, Jean Carlos dos Santos e Patrícia Faoro (Escritório Verde).
18h | Light Talk Teto, com Lais Leão (Escritório Verde).
19h | Meetup de Economia Circular, com Luciana Muller (Auditório do Bloco B, Sede Ecoville).

24 de outubro
9h | Como traduzir os ODS em ações práticas e palpáveis: o papel de cada um eveitar os piores cenários das mudanças climáticas, com Gabriel Chaves Barboza (Sala Poty Lazzarotto)
14h | Erros e acertos na construção com contêineres, com Tatiana Hultmann (Sala EB302, Sede Ecoville)
14h30 | Vermicompostagem, com Ana Claudia Nuernberg Vaz (Escritório Verde)
19h | Light Talk Good Truck e Slowfood, com Gabriela Bonilha e Gabrielle Mahamud (Escritório Verde)

9h | Copel: Projeto Cidades e Hub 2030 (Sala Poty Lazzarotto);
10h às 12h | Sensibilização para a coleta seletiva de resíduos (Pátio RU Ecoville)
15h | SMAB: Comida de Verdade e Sustentabilidade, Oficina de Sucos (Pátio do RU, Sede Centro)

26 de outubro
9h | Palestra do Boticário, Judith von Paumgartten Klautau (Sala Poty Lazzarotto);
9h | Wetlands: tratamento de efluentes domésticos no meio rural do Paraná, com Orlando Assis (Auditório do Bloco B, Sede Ecoville)
17h | Viabilidade do uso de recursos energéticos e naturais no setor de bioenergia, Thaynara Furtado Constantino Leal.

Câmpus Dois Vizinhos
22 a 26 de outubro - Semana do Copo e Canudo Zero;
23 de outubro - Fórum de Resíduos Agropecuários do Sudoeste
do Paraná.

Câmpus Londrina
22 a 26 de outubro
Ação de sensibilização com fotos para trabalhar a temática segregação de resíduos na fonte e pesagem dos resíduos orgânicos do Restaurante Universitário.
23 de outubro
14h30 às 16: palestra online sobre ODS.
14h: Workshop: Água e Esgoto na UTFPR-LD, sala B203

Câmpus Pato Branco
22 a 26 de outubro
I Gincana da Sustentabilidade

Câmpus Ponta Grossa
10h20 às 12h: Gravimetria (calouros de engenharia mecânica);
14h: treinamento sobre coleta seletiva com terceirizados;
14h30: treinamento com terceirizados e servidores sobre logística reserva de lâmpadas e pilha.

23 de outubro
14h30 às 16h: palestra sobre ODS (Auditóio do Bloco L), apresentação sobre emissão de carbono no transporte para a UTFPR.

24 de outubro
16h às 17h: palestra sobre a atuação do Condema-PG.

25 de outubro
8h20: Gravimetria (calouros de engenharia de produção).

Câmpus Toledo (todas as palestras serão realizadas no Auditório 2, do Bloco E)
29 de outubro
19h às 21h | Cerimônia de Abertura
Palestra: Cidades Sustentáveis, com Adriana Brandt (PTI - Itaipu)
Palestra: Tecnologias Sustentáveis, com Miguel Diógenes Matrakas (PTI - Itaipu)

30 de outubro
13h50 às 15h | Palestra Geração de Energia Distribuída com Biogás: experiência da implantação do sistema no município de Cascavel (PR), com Elmo Rower e Rafael Ghellere.
15h às 16h30 | Tratamento de Efluentes Líquidos, com Veronice S. Santana (Unioeste)

31 de outubro
9h às 11h30 | Visita à estação de tratametno de esgoto ETE Norte
9h às 11h30 | Visita ao aterro sanitário de Toledo