Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Campus Toledo completa 15 anos com novo diretor-geral

Campus Toledo completa 15 anos com novo diretor-geral

Rede UTFPR

O professor Elder Elisandro Schemberger assumiu a direção-geral no dia 1º de janeiro
publicado: 04/02/2022 17h54 última modificação: 31/10/2022 09h22
Inaugurado em 2007 em local provisório, o Campus Toledo conquistou sua sede definitiva em 2010 (Foto: Decom)

O Campus Toledo está completando 15 anos neste sábado, 5 de fevereiro, com um novo diretor-geral, o professor de Engenharia de Computação Elder Elisandro Schemberger. A nova gestão foi iniciada no dia 1º de janeiro, após consulta informal no campus realizada em 1º de dezembro e eleição no Conselho Universitário (Couni), em 18 de dezembro. A cerimônia de posse será no dia 25 de fevereiro, no auditório 1 do Campus Toledo, e contará com a presença do reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

Em seus 15 anos de existência, o Campus Toledo formou um total de 1.030 alunos: 110 nos cursos técnicos, 819 nas graduações (511 nas engenharias, 219 nas tecnologias e 89 na licenciatura) e 101 na pós-graduação (61 em especializações e 40 em mestrados). Para os próximos anos, a perspectiva é de fortalecimento e de consolidação da pós-graduação, com novos mestrados e a oferta do primeiro doutorado.

Além da pós-graduação, o diretor-geral Elder Schemberger afirma que uma proposta importante da sua gestão está ligada à Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc), com a busca por fomentar parcerias e fortalecer a área interna e externamente com projetos ambiciosos. “Temos uma grande perspectiva para 2022/2023, que é a implantação e a consolidação da Usina do Conhecimento, um espaço amplo bonito e no melhor lugar da cidade (no centro, sobre o lago municipal), que a UTFPR, em parceria com a prefeitura, irá transformar em um espaço de inclusão, disseminação do conhecimento, acolhimento da sociedade, experimentos científicos, mostra de cursos permanente, entre outros”, conta o diretor-geral. Nos próximos anos a UTFPR também deverá iniciar a construção de sua estrutura no BioPark, o Parque Científico e Tecnológico de Biociências localizado em Toledo.

Referência no município em que está localizado e na região Oeste do Paraná, o campus recebe alunos de diversas cidades do entorno e de todo o Brasil. “O Campus Toledo contribui grandemente para a região com mão de obra, pesquisas e extensão. Dois exemplos recentes disso são o laboratório de produção de álcool em gel - que abasteceu órgãos públicos de Toledo e a 20ª Regional de Saúde durante a pandemia - e o nosso laboratório credenciado pelo Lacen para realizar testes RT-PCR com amostras de saliva”, demonstra Elder, citando também o Laboratório Multiusuário Central Analítica, que presta serviços para outras universidades e demais interessados de todo o Oeste do Paraná.

De acordo com Elder Schemberger, o Campus Toledo é bastante pujante, resultado de uma boa administração da gestão anterior. “Há vários projetos correntes que pretendo manter e novos a implantar”, revela o diretor-geral.

Inaugurado no dia 05 de fevereiro de 2007, o Campus Toledo iniciou suas atividades em um local provisório, no prédio da antiga Fundação Educacional de Toledo (Funet), com o curso técnico em Gastronomia. No mesmo ano, em agosto, passou a ser ofertada sua primeira graduação, a Tecnologia em Processos Químicos. A partir de então, o campus só cresceu, conquistando sua sede própria em 2010 e disponibilizando para a região novos cursos, inclusive de pós-graduação. Hoje o campus possui sete graduações, sendo quatro engenharias, uma licenciatura e duas tecnologias, e três programas de pós-graduação, em nível de mestrado, além de especializações.