Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Centro de Línguas da UTFPR oferta cursos de idiomas

Centro de Línguas da UTFPR oferta cursos de idiomas

Calem

publicado: 14/02/2020 15h40 última modificação: 31/10/2022 09h59
Grupo de pessoas em aula de conversação | Foto: Freepik

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Calem) da UTFPR está com inscrições abertas para cursos de idiomas nos Câmpus Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Francisco Beltrão, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. São ofertados os cursos de Alemão, Inglês, Italiano, Espanhol e Francês em diferentes níveis.

Somente é cobrado o valor da matrícula de, no máximo, R$150 por semestre. A isenção da taxa pode ser solicitada por servidores e alunos contemplados no Auxílio Estudantil ou participantes da Monitoria Voluntária na edição 2019/2, podendo abranger outros grupos, de acordo do edital do respectivo Calem e dentro do limite de vagas.

As inscrições encerram neste mês de fevereiro em data estipulada para cada cidade, enquanto as aulas estão previstas para começar no início de março.

Saiba mais em:

Apucarana
Turmas: Inglês 1, 2, 3, 4
Inscrições até: 21/02, às 18h
Público: alunos da UTFPR regularmente matriculados na pós-graduação Stricto Sensu ou na graduação e que não se encontrem no semestre letivo de ingresso na instituição ou; e servidores
Isentos: alunos contemplados no Auxílio Estudantil em 2019/2 ou participantes da Monitoria Voluntária em 2019/2; e servidores.
Início das aulas: 3/03

Campo Mourão
Turmas: Inglês 1
Valor semestral: R$150
Inscrições até: 18/02
Público: alunos regularmente matriculados e servidores da UTFPR
Isentos: servidores
Início das aulas: 20/03

Curitiba
Turmas:  Alemão 1, 2, 3 e 4 | Espanhol 4 | Francês 1, 2, 3, 5 | Inglês 1, 2, 3, 4, 5
Valor semestral: R$150
Inscrições até: 17/02
Público: alunos regularmente matriculados e servidores da UTFPR, sendo considerados os que desejam ingressar no 1º nível e os que fizeram o teste de nivelamento.
Isentos: bolsistas  do  Nuape, PFOL, Pibic, Pibid, PET e de Residência  Pedagógica,  estagiários,  funcionários  terceirizados da  UTFPR,  servidores da  UTFPR e respectivos cônjuges e  dependentes (até  21  anos ou até  24   anos, neste último caso cursando   nível   superior   e   cônjuges de servidores).

Francisco Beltrão
Turmas:  Francês 1 e 3 | Inglês 2, 3, 5 e 6
Valor semestral: não há
Inscrições até: 17/02
Público: Membros da comunidade externa que foram classificados no teste de nivelamento, a partir do nível 2 de cada língua estrangeira. Alunos regularmente matriculados e servidores da UTFPR.
Isentos: Todos

Medianeira
Turmas: Inglês 1, 4 e 5
Inscrições até: 18/02
Público: servidores e alunos regularmente matriculados da UTFPR

Pato Branco
Turmas:  Alemão 2 | Francês 1 | Inglês 1, 2, 3, 4, 5 | Italiano 2
Valor semestral: R$100 (Inglês) ou R$50 (Demais)
Inscrições até: 2/03, às 18h
Público: servidores e alunos regularmente matriculados da UTFPR
Isentos: aluno bolsista de graduação de Demanda Social, estagiários e servidores da UTFPR
Início das aulas: 11/03

Ponta Grossa
Turmas: Francês 1 e 3 | Inglês 1A, 1B, 2A, 2B e 3
Valor semestral: R$150
Inscrições até: 26/02
Público: servidores e alunos regularmente matriculados dos cursos de graduação e pós-graduação da UTFPR e membros da comunidade externa.
Isentos: servidores e bolsistas do Nuape.

Toledo
Turmas: Inglês 2, 3 e 4
Inscrições até: 16/02, às 18h
Público: alunos regularmente matriculados nos cursos de Graduação da UTFPR, e que não se encontrem no semestre letivo de ingresso na instituição; alunos regulares matriculados nos programas de Pós-graduação Stricto-Sensu da UTFPR; servidores da UTFPR.
Início das aulas: 5/03