Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Ciência Cidadã na Escola realiza primeira reunião de trabalho

Ciência Cidadã na Escola realiza primeira reunião de trabalho

Interinstitucional

publicado: 17/12/2019 16h45 última modificação: 31/10/2022 10h02
Reunião de trabalho do Programa Ciência Cidadã na Escola (Foto: Decom)

Foi realizada no último dia 11 na UTFPR a primeira reunião de trabalho do Programa Interinstitucional Ciência Cidadã na Escola (Pice), proposta aprovada por uma chamada públicas dos ministérios da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovações e que irá destinar R$ 3,2 milhões para ações que visam aproximar o ensino de ciências aos alunos da educação básica.

Durante este primeiro momento, foram planejadas as ações do projeto que serão executadas ao longo de 2020.  O projeto conta com a coordenação da Universidade Federal do Paraná e será realizado conjuntamente pela UTFPR, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná, Fiocruz Paraná e Agência Espacial Brasileira e envolverá mais de 130 pesquisadores destas instituições.

O Picce propõe três formas de atuação. Uma delas é a Intervenção, a qual prevê a aplicação do conhecimento científico para solucionar problemas enfrentados em comunidades escolares. Outra é a Formação, que visa o desenvolvimento contínuo de professores e a participação massiva de alunos em feiras de ciências escolares. Também há a vertente de Avaliação e Divulgação, que propõe o acompanhamento e a disseminação dos resultados e processos desencadeados pelo programa.