Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Cinco respiradores hospitalares são recuperados com a ajuda da UTFPR

Cinco respiradores hospitalares são recuperados com a ajuda da UTFPR

Médicos de máquinas

publicado: 25/05/2020 15h15 última modificação: 31/10/2022 09h55
Equipe atua no conserto de respiradores | Foto: Divulgação

A UTFPR ajudou a recuperar cinco ventiladores pulmonares de três municípios do estado. Foram dois da Santa Casa de Irati, dois do Hospital São Camilo de Ponta Grossa e mais um da prefeitura de Araucária.

A contribuição foi de R$ 32 mil para a aquisição de peças necessárias para o conserto dos aparelhos. O recurso vem de doações da comunidade na campanha de arrecadação, realizada junto à Fundação da UTFPR e ao IFPR. A distribuição dos fundos é por indicação de prioridades da Secretaria de Saúde do estado (Sesa-PR).

A reparação dos respiradores é feita dentro do projeto Médicos de Máquinas da UFPR, com a participação voluntária de servidores e alunos de graduação e pós-graduação da UTFPR. “Diante da situação atual, com a alta demanda e a não disponibilidade de respiradores para compra, é necessário utilizar todos os recursos disponíveis para a manutenção e o conserto dos equipamentos já existentes nos hospitais”, diz a docente Marcella Scoczynski.

A atuação da equipe se estende a hospitais de todo o estado, podendo fazer o conserto no local ou no laboratório. Para a professora, um dos objetivos é conseguir agilizar o total funcionamento dos aparelhos de acordo com todas as normas exigidas.

A campanha de arrecadação continua com a ajuda de doações de qualquer valor. Pode ser por boleto, gerado no site da Funtef-PR, ou por depósito nas seguintes contas:

CNPJ 02.032.297/0001-00
Agência 3793-1 - Conta corrente 12.670-5
CNPJ 02.032.297/0001-00
Caixa Econômica Federal
Agência 4267 - Operação 003 - Conta Corrente 56-4

Mais respiradores em desenvolvimento
Paralelamente, os câmpus Curitiba, Pato Branco e Ponta Grossa estão desenvolvendo um modelo de respirador, produzido a um baixo custo. Até o momento, a Reitoria da Universidade fez o repasse de R$ 285 mil para dois dos projetos selecionados via edital de concessão.