Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Coemp aprova Programa Astronomia para Todos

Coemp aprova Programa Astronomia para Todos

Objetivo do projeto é ampliar as atividades do GEAstro do Campus Pato Branco
publicado: 29/06/2022 09h11 última modificação: 31/10/2022 09h29
Foto: Decom no Campus Francisco Beltrão

Foi aprovado pelo Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias (Coemp) da UTFPR o Programa de Extensão Astronomia para Todos: Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins. O regulamento do programa foi apreciado pelos membros do Coemp neste mês de junho e a sua resolução foi publicada na última segunda-feira, dia 27.

O objetivo do projeto é ampliar as atividades do Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia (GEAstro) do Campus Pato Branco para toda a região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. O programa vai atuar junto aos professores do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública de ensino, que trabalham conteúdos ligados à Astronomia. A ideia é que a Astronomia seja um tema instigador para desenvolver conteúdos de Ciências, Geografia, Matemática e Física.

Ele será desenvolvido em dois módulos: o primeiro promoverá a formação continuada de professores que trabalham assuntos relacionados a Astronomia em suas aulas, e, o segundo módulo, propõe formação continuada de professores para que explorem esses conteúdos nas disciplinas de Ciências, Geografia, Matemática e Física.

O programa conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, da Delegacia Regional de Educação de São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina, das Secretarias Municipais de Educação desses municípios, além de direções de instituições privadas de Educação Básica e dos Institutos Federais do Paraná instalados nos Municípios de Capanema e Coronel Vivida. Também participam representantes do Departamento de Física do Campus Pato Branco e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco.

Outras informações estão disponíveis no regulamento do programa.

GEAstro

O programa possui projetos como: Astronomia Integrando Família, Escola, Comunidade e Universidade - Despertando o Gosto Pelas Ciências; Lançamento de Foguetes; Divulgando Astronomia através de Mídias Digitais; Recepção de Ondas Eletromagnéticas com Rádio Galena e Antenas Didáticas; Atividade Solar: Análise e Previsão de Tempestades Solares a partir do Estudo das Manchas Solares; Observação a Olho Desarmado; Física Moderna nas escolas; capacitação de professores; e projeto Quantum: Tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.