Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > UTFPR renova acordos com UTAD de Portugal

UTFPR renova acordos com UTAD de Portugal

Internacional

Além de aditivos em convênios dos programas de pós-graduação, novas prospecções foram feitas para as duas instituições
publicado: 04/05/2023 09h22 última modificação: 09/05/2023 16h31
Comitiva da UTFPR com representantes da UTAD (Foto: UTAD)

Durante os dias 19 e 20 de abril, três representantes da UTFPR realizaram uma visita técnica às instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal. O reitor Marcos Schiefler Filho, a pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação (Proppg), Claudia Regina Xavier, e o diretor de Pesquisa da Proppg, Rodrigo Eduardo Catai,  foram recebidos pelo reitor da UTAD, Emídio Ferreira dos Santos Gomes, pelo pró-reitor de Inovação, Transferência Tecnológica e Universidade Digital, João Barroso, coordenadores de pós-graduação e pesquisadores da universidade portuguesa.

No encontro foram assinados dois aditivos ao protocolo de cooperação firmado em 2022 entre as duas instituições. O primeiro inclui critérios para a mobilidade de alunos com dupla diplomação e cotutela entre os cursos: doutorado do Programa Agri Chains e o 3º Ciclo de Ciências Agronômicas e Florestais da UTAD com os Programas de Pós-Graduação em Agronomia da UTFPR; entre o doutorado em Ciência Animal da UTAD e o doutorado em Zootecnia da UTFPR; dupla diplomação e cotutela entre o mestrado em Engenharia Agronômica e Agroecologia e Agricultura de Precisão, mestrado em Engenharia Zootécnica, Engenharia Florestal e Biotecnologia da UTAD com os programas de pós-graduação em Agronomia, Agroecossistemas, Zootecnia e Biotecnologia da UTFPR.

O segundo inclui mobilidade de alunos, dupla diplomação e cotutela entre os cursos de doutorado em Informática da UTAD e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da UTFPR; e também entre o doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da UTAD e o doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da UTFPR. Em nível de mestrado, o aditivo prevê dupla diplomação e cotutela entre o mestrado de Engenharia Informática e Engenharia e Ciências de Dados da UTAD com o programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da UTFPR; e entre o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da UTAD e o programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da UTFPR. Os acordos foram construídos entre os professores e coordenadores dos programas com a orientação do diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu da Proppg, André Schneider de Oliveira.

Os representantes também fizeram prospecção de novos acordos com os coordenadores dos cursos de doutorado em Ciências da Educação, em Geologia, e em Agronegócio e Sustentabilidade.

Para a pró-reitora Claudia Xavier, essa parceria com a UTAD é vista com satisfação. “A Universidade nos relatou que estamos entre suas parcerias mais valorizadas e eles têm muita expectativa sobre nosso trabalho conjunto. Alguns coordenadores de programas da UTFPR estiveram aqui em 2022 e os frutos já são observados com ações concreta de internacionalização. Também anunciaremos em breve uma possibilidade de mobilidade entre docentes/pesquisadores das instituições e o envolvimento de empresas portuguesas com bolsas para os alunos da UTFPR. O futuro deste convênio é muito promissor assim como sua ampliação para outras áreas do conhecimento”, completa.

Após a reunião, a comitiva realizou uma visita aos laboratórios da Escola de Ciências da Vida e do Meio Ambiente (ECVA), ao Museu, aos laboratórios de Geologia da UTAD, ao Parque Tecnológico Regia Douro com a incubadora e aceleradora de empresa, o Douro Business Center, o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV) e o Parque empresarial e industrial da cidade.