Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Couni outorga títulos em sessão solene nesta sexta-feira

Couni outorga títulos em sessão solene nesta sexta-feira

publicado: 29/03/2019 13h28 última modificação: 31/10/2022 09h52

Em sessão solene do Conselho Universitário (Couni) da UTFPR, realizada nesta sexta-feira (29), foram outorgados títulos da Instituição. Entre eles, estava o título de Professor Honoris Causa ao cientista Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, pelas suas contribuições com a educação brasileira.

Em seu discurso, Barone, que por duas vezes ocupou uma cadeira na Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) e foi secretário de educação superior do Ministério da Educação (Mec), agradeceu a homenagem da Universidade Tecnológica e destacou o papel das instituições de ensino. “Investimento em educação reflete em desenvolvimento da sociedade. As universidades devem aprofundar cada vez mais as relações com o seu contexto para atenderem as demandas sociais. Desejo que a UTFPR seja cada vez mais uma força motora e eficaz no desenvolvimento de tecnologias e, com isso, no desenvolvimento da sociedade”, destaca.

Em seguida, foram outorgados os títulos de Professor Emérito aos docentes Paulo Agostinho Alessio e Manoel dos Passos da Silva Costa. Paulo Aléssio recebe a homenagem pelo seu destaque como professor, gestor e diretor-geral do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) entre os anos de 96 a 2000. “Por 40 anos que estive em sala de aula, os estudantes foram o motivo da minha atuação, os professores foram os meus parceiros no enriquecimento quanto ao jeito de ensinar e os técnicos-administrativos, os que contribuíram e ainda fazem muito por nossa instituição”, completa.

Já o professor Manoel da Silva Costa do Câmpus Pato Branco também obteve o destaque pela sua atuação frente à instituição e na composição dos primeiros cursos superiores da Universidade para aquela região.

Além disso, receberam os títulos de Mérito Universitário os servidores e dirigentes Eden Januário Netto (ex-reitor e responsável pela transformação da UTFPR), Pedro Wosgrau Filho (ex-prefeito de Ponta Grossa), Vilson Ongaratto (primeiro técnico-administrativo a receber esta homenagem), Keiko Verônica Ono Fonseca (pesquisadora), Admilson Teixeira Franco (pesquisador) e Rigoberto Eleazar Melgarejo Morales (pesquisador). As outorgas entregues são pelo reconhecimento dos trabalhos exercidos na gestão, no ensino, pesquisa e extensão destes homenageados.

O reitor Luiz Alberto Pilatti agradeceu as contribuições dos homenageados. “Vocês fizeram a diferença. Tem pessoas que constroem o mundo que sonhamos e vocês são essas pessoas”, finaliza.

O evento aconteceu no auditório do Câmpus Curitiba e contou com a presença de conselheiros, diretores-gerais dos câmpus, servidores, convidados, do reitor da Unicuritiba, Arnaldo Luiz Miró, do reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Paulo Tetuo Yamamoto, da representante da Secretaria Estadual de Educação, professora Ângela Mercer (chefe do Departamento da Diversidade), do representante da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elisandro Pires Frigo (coordenador de ensino superior), além de demais dirigentes.

Reunião extraordinária

Os membros do Conselho Universitário (Couni) da UTFPR também realizaram a 51ª reunião extraordinária, a qual teve início na última quinta-feira (28) e continuou na tarde desta sexta e aprovou, por unanimidade, o Relatório de Gestão da UTFPR, exercício de 2018.