Notícias
Conselho Universitário aprova Política de Assuntos Estudantis e outorga de títulos
Couni
Em reuniões realizadas nesta segunda (17) e terça-feira (18), as últimas de 2018, o Conselho Universitário da UTFPR (Couni) aprovou a nova Política de Assuntos Estudantis da Universidade. O documento, proposto pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), tem a finalidade de nortear os programas e serviços de assistência estudantil desenvolvidos pelos Núcleos de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil.
A política foi construída a partir de uma série de encontros realizados com a comunidade de todos os câmpus da Universidade e submetida à consulta pública. O objetivo é promover ações que contribuam para a permanência e êxito dos estudantes na Instituição, na perspectiva da inclusão social, formação ampliada, produção do conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.
Durante as duas sessões também foram aprovadas as seguintes pautas: Regulamento do Conselho de Graduação em Educação Profissional; Política de Capacitação de Servidores da UTFPR; Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna UTFPR para 2019. Já as propostas de regulamento das formas de remoção dos servidores e do remanejamento dos servidores técnico-administrativos foram retiradas da pauta para a solicitação de parecer jurídico da Procuradoria da Universidade.
Títulos Acadêmicos
Os conselheiros aprovaram ainda a outorga de nove títulos acadêmicos. O de Professor Honoris Causa da UTFPR será concedido ao professor Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. Já o título de Professor Emérito será entregue a Paulo Agostinho Alessio e Manoel dos Passou da Silva Costa; e o de Mérito Universitário a Eden Januário Netto, Pedro Wosgrau Filho, Vilson Ongaratto, Keiko Verônica Ono Fonseca, Admilson Teixeira Franco e Rigoberto Eleazar Melgarejo Morales. Os títulos serão entregues em sessão solene do Colegiado, programada para 29 de março.