Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Conselho Universitário empossa membros e outorga títulos acadêmicos

Conselho Universitário empossa membros e outorga títulos acadêmicos

Sessão Solene

publicado: 23/03/2018 15h29 última modificação: 23/03/2018 15h29
Exibir carrossel de imagens Reitor Luiz Alberto Pilatti, João Alberto Sobrinho Teixeira, do IPB, e o pró-reitor de Graduação da UTFPR, Luís Maurício Resende

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (23), no Auditório da Universidade Tecnológica em Curitiba, o Conselho Universitário da UTFPR (Couni) empossou os seus 32 novos membros titulares e outorgou quatro títulos acadêmicos para personalidades de destaque para a Instituição.

Em seu discurso, o reitor Luiz Alberto Pilatti falou da importância de cada uma das personalidades homenageadas para a história da UTFPR: “Aquela instituição que preserva a sua história, constrói o seu amanhã, constrói o futuro”.

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal), João Alberto Sobrinho Teixeira, foi agraciado com o título de Professor Honoris Causa, a principal honraria prevista nos regulamentos da UTFPR. “A grandeza da alma, a coragem de enfrentar o incerto e o espírito empreendedor do professor João Alberto Sobrinho Teixeira tornou possível, em um breve período de tempo, que essas duas instituições [UTFPR e IPB] seguissem não como parceiras, mas como irmãs, amigas, comprometidas com o sucesso e conquistas uma da outra”, destacou o pró-reitor de Graduação e conselheiro Luís Maurício Resende.

“Pessoalmente, quando faço coisas, faço porque acredito nelas, porque acho que é uma missão. Nós, na vida, temos muito mais retorno se fazemos coisas porque achamos que essas coisas são importantes para aquilo que acreditamos do que, por ventura, ser pensarmos só em nós”, disse Sobrinho ao ressaltar que a homenagem também representa um reconhecimento institucional ao IPB. Atualmente, UTFPR e IPB contam com 27 acordos de dupla-diplomação.

O ex-diretor da então Cefet-PR Ivo Mezzadri, homenageado com o título de Professor Emérito (Post Mortem), teve seu memorial lido pela vice-reitora Vanessa Ishikawa: “O professor Ivo esteve à frente de inúmeras iniciativas que colocaram a Instituição na vanguarda do seu campo de atuação, servindo à elevação do prestígio junto à sociedade paranaense e brasileira”. O título foi entregue pelo reitor Pilatti aos familiares do professor Mezzadri.

Já o título de Mérito Universitário da UTFPR foi outorgado ao professor Maximilian Heinrich Schaegger, da Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC, França), histórica parceira da UTFPR. “Nesta cooperação de 30 anos, tivemos trabalhos rotineiros na mobilidade de estudantes, por exemplo. Mas é necessário sempre inovar. A participação brasileira na UTC sempre foi muito importante, assim como foi importante a vinda dos franceses para o Brasil, porque eles [franceses] descobriam um mundo muito diferente e voltavam com vontade de empreender”, disse o homenageado.

A sessão foi encerrada com a outorga do título de Professor Emérito da UTFPR ao docente aposentado Toshiyuki Sawada, dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, e um dos responsáveis pela elaboração da marca da UTFPR no processo de transformação do então Cefet-PR em Universidade.