Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Convênio

Convênio

UTFPR firma acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha

publicado: 05/07/2017 12h34 última modificação: 07/07/2017 12h52

Na manhã desta quarta-feira (22), foi formalizado o convênio entre a UTFPR e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha (AHK Mercosul). O objetivo é estreitar relações entre os dois países, principalmente na área de relacionamento Universidade-Indústria.

Para firmar o documento, esteve presente o cônsul honorário e diretor regional Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha, Andreas Hoffrichter, e os conselheiros da Câmara: Bernt Entschev, Hans Gerhard Schorer e Emilio Abelenda.

Segundo o cônsul Hoffrichter, o principal objetivo é que esse convênio seja uma plataforma para impulsionar o comércio bilateral entre os dois países e, também, de toda a União Europeia. “Nós esperamos que essa associação se intensifique com trocas de palestras, experiências, estágios, grupos de trabalho e intercâmbios”, afirma.

"A instituição, então Cefet-PR, na década de 90, foi a pioneira neste relacionamento das escolas de educação superior com as empresas. Vamos trabalhar para que esse convênio também se insira neste contexto e estimule que essas parcerias ocorram", completou o conselheiro Hans Gerhard Schorer.

Pela UTFPR, estavam presentes o reitor Luiz Alberto Pilatti, a vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto, o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec), Douglas Renaux, o diretor do Escritório Internacional, Maurício Alves Mendes, o assessor de Desenvolvimento Acadêmico, Paulo André de Camargo Beltrão, a diretora de Extensão, Laíze Márcia Porto Alegre, a assessora de Educação e Direitos Humanos, Sonia Ana Leszczynski, o diretor da Agência de Inovação, Gilberto Branco, e a secretária da Prorec, Angela Bernert Viviurka.

O pró-reitor Douglas Renaux ressaltou a importância do encontro. “Esse é um passo muito importante. É muito mais que a assinatura de um convênio, será o compromisso de um convênio mútuo para que retomemos o bom relacionamento que por décadas tivemos com as empresas alemãs”.

A vice-reitora Vanessa Ishikawa complementou que “essa parceria contribuirá ainda mais para continuarmos com o relacionamento com as empresas e que faz parte do DNA da nossa Universidade”.

Para finalizar o encontro, o reitor Pilatti destacou que as parcerias externas, incluindo as com a Alemanha, foram fundamentais para o desenvolvimento da instituição. Ele ressaltou ainda que esse relacionamento com as indústrias é fundamental. “Estamos estudando vários projetos para ampliar essa parceria, inclusive os de que os trabalhos de conclusão de cursos dos nossos estudantes sejam realizados dentro das indústrias. Também estamos planejando a oferta do curso de doutorado industrial”, completa.

As duas instituições farão agora encontros para discutir as parcerias deste convênio.

Atualizado em 22/02/2017

Acompanhe as notícias da UTFPR no twitter e no facebook