Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Couni aprecia outorga de Honoris Causa ao presidente Lula

Couni aprecia outorga de Honoris Causa ao presidente Lula

Conselho Universitário

Reunião on-line será transmitida pelo Canal da UTFPR (YouTube)
publicado: 12/12/2023 17h56 última modificação: 12/12/2023 17h56
Couni realiza reunião nesta sexta, dia 15 (Imagem: Freepik)

O Conselho Universitário da UTFPR aprecia nesta sexta-feira, dia 15, na sua 55ª Reunião Ordinária a proposta de outorga de título de Doutor Honoris Causa ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião será on-line, com transmissão pelo Canal da UTFPR (YouTube).

Se aprovado, este será o terceiro título honorífico desse gênero entregue pelo Couni; já o receberam o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (2015) e o ex-deputado federal Alex Canziani (2020).

O Doutor Honoris Causa é um dos quatro títulos honoríficos previstos na Resolução N° 20/2014 do conselho, sendo concedido "à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos". Os outros três são: Mérito Universitário, Professor Emérito e Professor Honoris Causa.

Também na reunião da sexta, será apreciada a proposta de outorga de Mérito Universitário ao ex-deputado federal Rubens Bueno. Outras duas pautas devem ser apreciadas no colegiado, a proposta de Política de Acompanhamento dos Egressos da UTFPR e o pedido de autorização para que a Fundação de Apoio da Universidade (Funtef-PR) atue junto a três instituições: universidades federais da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul (UFFS) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Couni

O Couni é o órgão máximo deliberativo e consultivo da UTFPR, com representantes dos docentes, discentes, técnicos-administrativos, federações externas, egressos e membros da alta gestão da Universidade. O colegiado aprecia as políticas acadêmicas e institucionais da Universidade.