Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Couni aprova eleição remota para escolha de reitor da UTFPR

Couni aprova eleição remota para escolha de reitor da UTFPR

Consulta à Comunidade

publicado: 26/05/2020 09h35 última modificação: 31/10/2022 09h55
Sede da UTFPR em Curitiba (Foto: Decom)

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) aprovou, em sessão realizada por webconferêcia nesta segunda-feira (25), ajustes no regulamento de consulta à comunidade para escolha do reitor da Universidade, a primeira etapa do processo e que irá subsidiar a formação da lista tríplice a ser encaminhada para o Ministério da Educação.

A principal mudança aprovada é a realização integral da consulta à comunidade por meio do Sistema Helios Voting. O software, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (Estados Unidos) e já utilizado no Brasil nas eleições de reitor na Universidade de São Paulo, permite a realização de votações pela internet com auditoria aberta ao público.

"O sistema tem seu código fonte aberto e, portanto, disponível publicamente e sem custo. Esta é uma característica importante para fins de auditoria. Tanto os candidatos quanto a comunidade da UTFPR e mesmo órgãos externos podem auditar o sistema para certificar-se da ausência de fraudes", explica o relato que recebeu 25 votos favoráveis, 15 contrários e duas abstenções.

Desde 27 de março o calendário eleitoral estava suspenso em decorrência da restrição de atividades presenciais por conta da pandemia do novo corona vírus (Covid-19).

A consulta será feita no sistema 70-30. Ou seja, 70% do peso dos votos para os professores, 15% para os técnicos-administrativos e 15% para os estudantes. Até então, a UTFPR praticava o peso 80-20, com 80% do peso dos votos para os servidores (professores e técnicos-administrativos) e 20% de peso para os alunos; regra que precisou ser modificada por força da Medida Provisória 914/2019, editada pelo Governo Federal.

Podem se candidatar ao cargo de reitor os servidores docentes do quadro permanente de pessoal da UTFPR e que possuam o título de doutor (na carreira EBTT ou MS) ou estejam na classe D ou na classe E da Carreira do Magistério Superior.

Datas importantes

1º e 2 de junho: registros de candidaturas.
3 de junho: divulgação da lista de candidatos.
30 de junho: realização da consulta à comunidade.
1º de julho: resultado da consulta.

Para mais informações, acesse a página do Colégio Eleitoral.