Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geral > Couni aprova novo regulamento de atuação docente

Couni aprova novo regulamento de atuação docente

Conselho Universitário

Matéria foi discutida em duas sessões extraordinária do conselho e recebeu 29 votos favoráveis
publicado: 13/09/2023 16h18 última modificação: 13/09/2023 17h04
Foto: Decom Primeira sessão extraordinária do Couni que debateu a matéria.

Primeira sessão extraordinária do Couni que debateu a matéria.

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) aprovou na segunda-feira, dia 12, o novo Regulamento da Atuação Docente da UTFPR, que será operacionalizado pelo Relatório Integrado de Atuação Docente (RIADD), que busca registrar a atuação dos docentes em ensino, pesquisa, extensão e gestão, de maneira a incentivar a liberdade acadêmica, desburocratizar e dar mais transparência para o registro dessa atuação.

A matéria foi discutida em duas sessões extraordinárias do conselho e recebeu 29 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções.

"O trabalho do nosso colegiado maior foi magnifico e histórico, considerando a seriedade com que os conselheiros lidaram com a temática, mantendo sempre uma postura propositiva. Mesmo nas divergências de pontos de vista e convicções sobre diversos aspectos, o que é salutar para o fortalecimento da nossa democracia interna, ficou nítido que a busca central foi o bem da nossa Universidade, dos nossos servidores e dos nossos estudantes", destaca o presidente do Couni, reitor Marcos Schiefler.

"Na condução dos trabalhos, seguimos como fios condutores a inestimável contribuição das comissões retratada em seus relatórios, a defesa da transparência, o respeito às ideias, a valorização da vocação, além do foco na simplificação e otimização da atuação docente, o que certamente vai permitir o fortalecimento das atividades-fim da UTFPR”, acrescenta.

Um dos diferenciais do novo regulamento foi a criação Relatório Integrado de Atuação Docente (RIADD), que irá apresentar a atuação dos docentes no portal institucional, a partir das informações e dados extraídos automaticamente dos Sistemas Corporativos Integrados (SCI) da UTFPR, do Currículo Lattes, assim como de outros sistemas externos.

“O trabalho realizado trouxe inovação e quebra de paradigmas ao permitir o preenchimento automático e integrado das atividades docentes por meio do RIADD. Demonstra também a promoção da transformação digital da instituição, com base na gestão por processos, fomentando a transparência, desburocratização e melhoria nos processos de gestão” ", comenta Thasiana Kukolj da Luz, presidente da Comissão de Operacionalização do Novo Regulamento de Atuação Docente da UTFPR.

Ainda, caberá a um Comitê Permanente de Acompanhamento da Atuação Docente a solicitação de futuros ajustes no novo sistema, de maneira a evitar a obsolescência da plataforma frente à dinâmica da atuação dos servidores docentes.

"Outro ponto importante é que o relatório não está baseado no quadro de horários do professor, e sim na sua atividade, não 'engessando' a obrigatoriedade de presença do docente num determinado ambiente ou horário, o que é incompatível com uma variedade de atividades que o docente pode realizar", destacou conselheiro Alessandro Jaquiel Waclawovsky, no seu relato.

A Regulamentação da Atuação Docente na UTFPR é resultado do trabalho de duas comissões, compostas por representantes de diversos campi e instituídas para discutir a proposta original da matéria e para operacionalizar o novo regulamento por meio de um sistema, desenvolvido pelo Escritório de Processos e pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação da UTFPR.

Antes de ser apreciada no Conselho Universitário, a matéria foi previamente apresentada aos diretores-gerais dos campi e posta em consulta pública para a comunidade acadêmica. O acesso ao RIADD será liberado assim que for publicada a resolução do Couni que oficializa o novo regulamento.